A Secretaria de Saúde de Monteiro deu início nos dias 08 e 09 de outubro do respectivo ano, ao segundo semestre das atividades no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Uma iniciativa que visa combater o uso do tabaco e promover a saúde de qualidade para o dia a dia da população.
O município de Monteiro faz parte do programa nacional de combate ao tabagismo e se destaca nos trabalhos para ampliar os atendimentos e ofertar uma saúde de qualidade com o compromisso de tratar os pacientes respeitando cada caso e adquirindo resultados positivos para todos. Com isso, no segundo semestre das atividades, teremos dois grupos de tabagismo, que acontecem em dois turnos, manhã e tarde, sendo um na Unidade básica de Saúde – UBS 12 e o outro no CAPS AD.
A coordenadora da RAPS, Ana Paula, falou sobre a importância do programa para o nosso município, pois o tabagismo é uma doença que afeta a saúde da população brasileira. “Precisamos entender a importância do combate ao tabagismo e precisamos falar sobre isso. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e a principal causa de morte por câncer de pulmão”.
E acrescentou. “Por isso queremos informar a população sobre a importância desse tratamento, assim como incentivar os fumantes a aderirem o programa uma vez que o município disponibiliza”.
A equipe multidisciplinar que acompanha todo o programa do início ao fim. É composta por duas médicas, Dr. Ana Sonaly, Dr. Erivania, um psicólogo, Dr. Rafael, duas Assistentes Social, Sheila e Gildete, e um educador físico e nutricionista.
De acordo com a Prefeita do município Ana Paula Oliveira, a adesão de Monteiro ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo demonstra o compromisso da administração municipal com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Através dessas iniciativas, espera-se reduzir a prevalência do tabagismo e suas consequências, promovendo uma vida mais saudável para todos os cidadãos.




























