O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG) recebeu na tarde desta quinta-feira, 7, o prêmio de melhor experiência exitosa em Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil. A premiação aconteceu durante o 12º Encontro do RENASTTÃO (Rede Nacional de Atenção Integra; à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), em Brasília (DF).
O trabalho de Campina Grande foi intitulado como “Observatório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador: um olhar além das estatísticas”. O trabalho consiste na criação do “Radar Opus”, um observatório em tempo real da realidade de saúde do trabalhador da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba.
A ferramenta criada utiliza dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação para análise de informações sobre doenças, acidentes e condições de trabalho. Com isso, é possível traçar um perfil dos agravos ocorridos na região, fazer o georreferenciamento em saúde do trabalhador e o monitoramento dos principais indicadores de saúde para proceder com o planejamento de ação na região. O observatório pode ser acessado em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZGZhNzFlMWMtMWEwMy00ZjgyLWE0YjItN2VjY2M4MDQzOTczIiwidCI6IjUzMjNlZjY3LWJhNTYtNGJhNy04Zjc1LTcyNjM5MzVkNzA1MiJ9&pageName=ReportSectionc570746831014740e30d.
“Nossa equipe trabalha incansavelmente para monitorar e prevenir doenças e agravos relacionados ao trabalho, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores. Esse reconhecimento é resultado do nosso compromisso e dedicação”, disse a coordenadora do Cerest-CG, Camila Mendes. É a primeira vez que o Centro participa do evento e já tem seu trabalho reconhecido na sua estreia no encontro nacional. Outros Centros, como o de São Paulo e do Espírito Santo, confirmaram visita a Campina Grande para conhecer as experiências desenvolvidas no Município.
A equipe responsável é composta pela coordenadora, Camila Mendes Villarim Palhano; a assistente social, Cilânea dos Santos Costa; e os técnicos de segurança do trabalho David Lucas Ferreira de Queiroz e Joelcio Gomes da Fonseca Neto. O prêmio foi entregue pelas mãos do Coordenador Geral da Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luiz Henrique Leão.
O Cerest-CG é referência regional e atua diretamente em cerca de 70 municípios. O Centro conseguiu, junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) e aos municípios pactuados, garantir a notificação dos agravos em 100% dessas cidades. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma grande reforma estrutural no órgão.
O Cerest de Campina Grande oferece apoio jurídico, institucional e educacional a trabalhadores e promove campanhas de prevenção, além de fiscalização. Os trabalhadores têm acesso a uma equipe multidisciplinar, com advogados, assistentes sociais, médicos e enfermeiros do trabalho, psicólogos, técnicos de segurança do trabalho, entre outros profissionais.
O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua Maestro Alcides Leão, 595, no bairro Santa Cruz, próximo à agência do INSS do Dinamérica. O telefone para contato é (83) 3077-0497. O trabalhador pode ser encaminhado por alguma empresa ou pode procurar espontaneamente o serviço.
Paralelamente, o Município mantém também o Centro de Referência em Assistência e Reabilitação em Saúde do Trabalhador (Cerast), que atua no tratamento das pessoas vítimas de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.
Fonte:Codecom