Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da pecuária leiteira e sua cadeia produtiva no interior da Paraíba, o 8º Encontro Sertanejo do Leite (ENSERLEITE) teve a sua abertura realizada, neste último sábado (7), na empresa Laticínio Belo Vale (Isis), em Sousa, na região do sertão.
O evento foi realizado pelo Sebrae/PB, Associação de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Agropecuária e contou com o apoio do Projeto Ouro Branco, Laticínio Belo Vale (Isis) e demais parceiros. Estiveram presentes no momento de abertura da programação a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Camila Nóbrega, além do analista técnico da instituição, Fabrício Vitorino e os representantes da Associação de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Agropecuária, Késia Fernanda, Emanoel Abrantes e Wescley Santos.
“Esse evento representa um momento de valorização e fortalecimento da pecuária leiteira, que é essencial para o desenvolvimento econômico do sertão. O Sebrae acredita nessa cadeia produtiva e, acima de tudo, na atividade dos produtores que dedicam suas vidas a esse trabalho tão importante para o sertão”, disse Camila Nóbrega, gerente da agência do Sebrae/PB em Sousa.
Entre os temas discutidos na programação destacaram-se: “Procedimentos para recepção de leite”; “Microbiologia do leite, e o monitoramento para a qualidade” e “Aspectos da nutrição na bovinocultura, produção e qualidade da silagem”. Apesar da abertura ter sido realizada no sábado, o evento também contou com atividades desenvolvidas na sexta-feira (6).
Considerado como um dos principais momentos de debate sobre temas diversos com referência ao setor da pecuária leiteira, o 8º ENSERLEITE possibilita a oportunidade de capacitação técnica e o compartilhamento de experiências entre os produtores e criadores de animais da região.
O analista técnico do Sebrae/PB, Fabrício Vitorino, explicou que o evento tem buscado a cada edição dialogar sobre soluções inovadoras e a prática de técnicas que podem melhorar o processo de produtividade. “O objetivo maior é oportunizar o acesso às novas tecnologias e as novas formas de manejo dentro da atividade, que é a bovinocultura leiteira. Essa é uma ocasião para que o produtor conheça as novidades dentro do setor produtivo e entenda também como acontece o processo de manejo, no sentido de melhorar cada vez mais a sua ação”, disse.
Incentivo ao conhecimento
Através do Projeto Ouro Branco, o Sebrae/PB e demais parceiros têm atuado em ações estratégicas com o intuito de garantir o melhoramento e crescimento da produção leiteira na região do território sertanejo.
A iniciativa contempla os criadores de animais com ações voltadas à seleção de matrizes, implantação de calendário sanitário, inseminação artificial, diagnóstico de gestação e melhoramento genético do rebanho.
Fonte:Ascom
Divulgação de imagens: Sebrae/PB