A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na tarde desta quinta-feira, 28, a II Jornada Pedagógica de Escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu na Seduc e contou com professores, gestores, técnicos e educadores sociais. Dentro da programação eles puderam compartilhar relatos de experiências praticadas nas escolas integrais, o evento contou também com palestra e apresentação cultural.
Como destaque das práticas exitosas nas escolas integrais estão as atividades realizadas nos componentes diversificados: práticas de linguagens; experiências matemáticas; experiências em língua inglesa; educação ambiental; expressões artísticas; direitos humanos e projeto de vida; modalidades esportivas (xadrez, capoeira, karatê, handebol e ginástica artística); e cultura digital.
Segundo a diretora de apoio às escolas, Ana Lúcia Fernandes, o evento faz parte do cronograma de formações obrigatórias previstas ao longo do Programa de Escolas em Tempo Integral.
“O Programa de Escolas em Tempo Integral é uma política consistente em nosso município porque é resultado de uma soma entre a vontade da gestão do prefeito Bruno em ampliar as escolas em tempo integral, sistematizando uma série de ações desenvolvidas pela equipe da Seduc, e o trabalho dos profissionais que trabalham nas nossas unidades, dando o seu melhor para que os projetos aconteçam da melhor forma”, destacou.
Para a gestora da Escola Municipal Félix Araújo, uma das 18 unidades onde foi implantado o ensino em tempo integral, Silvana Mércia, o evento foi uma oportunidade para mostrar as atividades desenvolvidas na escola da qual ela faz parte e conhecer as práticas pedagógicas das demais unidades.
“Uma troca de saberes, aumentou o nosso conhecimento, só consolida mais de que nós estamos no caminho certo da Escola em Tempo Integral e só comprova o quanto Campina Grande avançou. Nós saímos na frente e continuamos na frente. A Escola Félix Araújo mostrou o seu trabalho, mas nós também estamos aprendendo com as outras escolas. Todas as escolas trouxeram projetos belíssimos. É algo que se expandiu, é algo que está ficando gigante”, disse a gestora.
No evento, foi exibido um documentário sobre a história do ensino integral em Campina Grande. Na sequência, foi iniciada a palestra ‘ Uma reflexão sobre as Relações Étnico-raciais e Inclusão na Escola em Tempo Integral de Campina Grande’, com o professor doutor Joedson Brito, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em seguida, as escolas apresentaram as práticas pedagógicas desenvolvidas e o evento foi encerrado com a apresentação de uma cantata com estudantes de quatro escolas municipais.
Fonte:Codecom