A Secretaria de Educação de Sumé já deu início aos preparativos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que vai acontecer no mês de novembro para alunos do 2º, 5º e 9º anos. O diagnóstico mede a qualidade do ensino em todo o Brasil e contribui para o cálculo do Ideb, principal indicador educacional no Brasil.
Para a preparação da prova, a Secretaria Municipal de Educação, inovou e trouxe esse ano pela primeira vez, a realização de bizuradas, com professores convidados, para fortalecer o conhecimento dos alunos, responder questões, tirar dúvidas, dar dicas de macetes para a prova e retomar habilidades que serão aferidas na avaliação externa.
Entre os professores convidados estão Rodolfo e Verônica, respectivamente de Matemática e Português, que lecionam na rede municipal do município de Monteiro, e ministraram a bizurada para os estudantes do 5º ano, na sexta-feira, 13. Já as professoras, Daniela Tavares (Língua Portuguesa) e Michele (Matemática), participaram do aulão nesta terça-feira (17) direcionado para os alunos de 9º anos.
“O foco da gestão é fortalecer o ensino e a aprendizagem para que a gente tenha uma educação pública cada vez melhor”, afirmou a secretária Denise em sua fala.
O professor da rede municipal de Sumé que acompanhou a bizurada, Leandro Almeida, considera a prova muito importante para a avaliação de desempenho dos estudantes. “Desde o início do ano que a gente vem trabalhando muita leitura, interpretação, análise de linguistica, escrita, todos os componentes que regem a Língua Portuguesa. Tem sido um momento prazeroso, rever todos os alunos das turmas de 9° ano da rede”, declarou.
Já a estudante Vitória Belinho, também fez suas considerações sobre o momento. Está sendo uma etapa muito importante da minha vida, já que estou me preparando para ingressar no 1°ano do ensino médio, eu sei que lá na frente eu irei precisar do aprendizado que estou tendo agora”, avaliou.
“Fortalecer a aprendizagem dos alunos, retroalimenta o trabalho que os professores já vem realizando em sala de aula diariamente. “Preparamos esse momento em conjunto com a Secretaria da Educação de Sumé e a gente vem só para finalizar a cereja do bolo, que os professores estão na base e já fazem isso diariamente”, considerou a professora Michele.
Daniela Tavares, professora de Língua Portuguesa, que ministrou a bizurada desta terça-feira falou sobre o olhar cuidadoso e atencioso que a Educação de Sumé vem tendo em elevar a qualidade do ensino. “A participação dos alunos neste primeiro bloco foi muito boa, mostraram-se bastante interessados, interagindo e apresentando inclusive pontuações sobre cada questão que acertavam. Essa iniciativa de Sumé, traz um avanço significativo para o município”, declarou.
Ao final das atividades, a Secretaria da Educação, presenteou professores envolvidos no momento, bem como os professores da rede municipal de Monteiro convidados a participar da bizurada.
Ascom PMS