A Secretaria de Saúde de Sumé promoveu no último sábado (8), um grande encontro para as mães das crianças com transtorno de neurodesenvolvimento para marcar o retorno do tratamento terapêutico para estas crianças no município, que agora conta com nova equipe multidisciplinar.
A reunião foi comandada pela secretária de Saúde, Ednalva Libânio, que apresentou a nova equipe, falou da importância dos atendimentos para as famílias e enfatizou a manutenção do diálogo da gestão com as mães das crianças. “A gente garante que elas não estarão sozinhas, que a gente vai buscar melhorar o serviço e buscar soluções para o que não temos. Esperamos muito para que este momento acontecesse da melhor forma e hoje foi possível sanar muitas dúvidas. Que seja a primeira de muitas reuniões”, disse Ednalva Libânio.
A psicóloga, especialista em saúde mental, Aldenice Lima, foi a palestrante convidada pela Secretaria de Saúde para participar do evento, enriquecendo o encontro com seus conhecimentos e abordando questões levantadas pelo público presente. “Esse momento que aconteceu hoje é fundamental para que haja vínculo entre gestão e mães. Isso vai fazer com que o trabalho entre as crianças seja um trabalho muito mais efetivo. Fiquei muito feliz com a secretária de Saúde em falar da preocupação da saúde mental das mães. Isso é fundamental, é muito importante que os pais estejam juntos, que eles aprendam e que sejam instruídos sobre o que fazer com seus filhos”, avaliou Aldenice.
Mércia Macena, mãe atípica, festejou o retorno dos atendimentos. “Foi uma reunião proveitosa, superou todas as expectativas para nós mães. Foi importante conhecermos os novos profissionais que irão fazer parte e de sermos ouvidas e acolhidas”, declarou.
Já Camila, também mãe TEA, falou da perspectiva com os novos atendimentos. “Nós estávamos muito apreensivas, mas graças às falas, tanto da secretária, quanto das profissionais, nos aliviou bastante e esperamos que o serviço irá melhorar ainda mais”, disse Camila.
A vereadora Jane Isa esteve participando do encontro e considerou o momento de grande relevância na política pública voltada às crianças. “Tenho certeza que a gestão de Manezinho tem uma grande sensibilidade e vai atender todas as mães da melhor forma possível”, disse Jane Isa.
As mães e/ou responsáveis já podem procurar o serviço no Centro de Especialidades Médicas Manoel Lourenço, no Conjunto Habitacional.
Fonte:Ascom Prefeitura de Sumé