A Secretaria de Saúde de Monteiro deu início na última sexta-feira, dia 04, às atividades no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Uma iniciativa que visa combater o uso do tabaco e promover a saúde da população local. Este programa é parte de um esforço mais amplo do governo federal para combater os efeitos nocivos do tabagismo, que é uma das principais causas de doenças e mortes evitáveis no Brasil. Com a implementação deste programa, Monteiro se compromete a desenvolver uma série de ações voltadas para a conscientização e apoio à população.
O programa iniciou em seu cronograma com dois grupos de tabagismo para esse semestre, que acontecem nos dois turnos, manhã e tarde, sendo na UBS 12 e no CAPS AD. E nesta sexta-feira foram atendidos os primeiros pacientes que estão no primeiro grupo de tabagismo do semestre. O programa conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha todo o programa do início ao fim, e é composta por médica, psicólogo, assistente social, educador físico e nutricionista.
O psicólogo Rafael, que também está à frente do programa coordenando os dois grupos, trouxe em sua fala a importância do programa na vida de cada um e destacou que, informar a população sobre a importância desse tratamento e incentivar os fumantes a aderirem o programa, é conseguir dar mais qualidade de vida a todos, uma vez que o município disponibiliza.
Na ocasião, a doutora Ana Sonaly trouxe sua contribuição de forma clara e explanou sobre de que forma se dará o tratamento bem como os respectivos encontros. Esse primeiro momento é marcado de esperança e entusiasmo para que possam dar continuidade e terem êxito de forma pessoal. Pois “A mudança de um único hábito, pode transformar toda uma vida”. concluiu
A coordenadora do RAPS, Ana Paula falou sobre a importância do programa para o nosso município, e disse que, o tabagismo é uma doença que afeta a saúde da população brasileira, e é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e a principal causa de morte por câncer de pulmão. Ela ressaltou ainda sobre a prevalência do tabagismo, os impactos que o tabagismo causa, assim como o combate e o tratamento.
A adesão de Monteiro ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo demonstra o compromisso da administração municipal com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Através dessas iniciativas, espera-se reduzir a prevalência do tabagismo e suas consequências, promovendo uma vida mais saudável para todos os cidadãos.