A Secretaria Municipal de Saúde de Sumé deu início ao funcionamento da Unidade Básica de Saúde VII – Enfermeira Tereza Nunes Matos (Terezinha Mulatinho), do bairro Renascer. Para a abertura dos trabalhos, a secretária de Saúde, Ednalva Libânio (Fia), promoveu um momento de interação para apresentar a equipe da UBS aos usuários e informar sobre os serviços que agora serão prestados aos moradores do bairro e adjacências.
A UBS leva o nome da saudosa “Terezinha Mulatinho”, que foi durante anos enfermeira do Hospital e Maternidade Alice de Almeida, ajudando vir ao mundo muitos sumeenses, salvando vidas e acolhendo pacientes na casa de saúde.
Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde vinha trabalhando para colocar a unidade em funcionamento, começando pelo remapeamento da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e em seguida colocá-la no Cadastro Nacional do Estabelecimentos de Saúde (CNES). A UBS agora passa a ofertar atendimentos regulares com toda a equipe de profissionais estruturada.
Com a nova unidade, será possível agora potencializar os serviços de saúde na atenção primária do município com a redistribuição dos usuários, considerando que parte da área do Centro da cidade passará a ser assistida pela nova equipe ESF, assim como parte da Jurema e do sítio Nove Casas.
A secretária Ednalva Libânio falou do cuidado que a sua gestão vem tendo com a pasta. “A gente vinha durante esse tempo estruturando esta unidade com recursos humanos e equipamentos para que pudéssemos ofertar esse serviço da melhor forma possível. Temos aqui uma equipe formada por muitos cidadãos sumeenses, pessoas de casa, recém formadas que agora estão tendo a oportunidade de trabalhar no próprio município”, destacou a secretária.
Além dos moradores locais, estiveram presentes também ao evento, os vereadores Jane Isa, Fernando Lourenço e Bruno Duarte, e a equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde.
Ascom PMS