O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, foi convidado e participou de um evento cívico-militar organizado pelo 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa. A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira (25), na Escola Estadual José Vieira, localizada no Bairro de Tambauzinho, na Capital. Na presença de dezenas de alunos e alunas, além de integrantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, o presidente do TJPB hasteou a bandeira nacional aos presentes.
Já a bandeira do Estado da Paraíba foi hasteada pela diretora da Escola, Maria Beatriz de Melo Nóbrega, e a bandeira do Município de João Pessoa, pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Alessandro da Silva. O hasteamento dos três pavilhões também teve a participação de estudantes da Escola Estadual José Vieira.
“É com muita honra e satisfação que estamos representando o Poder Judiciário estadual nesse momento festivo e, acima de tudo, de conscientização cívica para estudantes do Ensino Fundamental. Considero de extrema importância o trabalho desenvolvido pelo Exército brasileiro, principalmente quando essas atividades envolvem a juventude. Poder trabalhar fortalecendo o civismo, e os símbolos do nosso país, às vezes tão esquecidos, também é nosso papel”, comentou Fred Coutinho.
Segundo o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, desde dezembro do ano passado o Exército tem implementado ações cívicas em espaços públicos. “A ideia é desenvolver um pouco mais o sentimento de civismo e patriotismo na comunidade. Nós fizemos o primeiro evento em dezembro e outro no mês de fevereiro, na orla de Tambaú. Agora, expandimos para as escolas estaduais e municipais de João Pessoa, também podendo atender algumas escolas privadas. Sempre mensalmente”, disse o general Alessandro da Silva.
Para a diretora da Escola, este foi um momento histórico, como forma de promover o respeito à segurança pública e aos símbolos do Brasil. “Aqui, estudam 365 alunos e alunas, do primeiro ao nono do Ensino Fundamental, além da modalidade do Ensino de Jovens e Adultos. A escola funciona nos três turnos, inclusive com aulas de Educação Física e jogos internos”, informou Maria Beatriz de Melo Nóbrega.
Fonte:Gecom/TJPB