A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Gabinete do Prefeito e da Coordenadoria Municipal de Comunicação (Codecom), firmou nesta quinta-feira (2) termos de cooperação técnica com a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba. A parceria objetiva promover atividades acadêmicas extracurriculares para os alunos do Curso de Jornalismo (UEPB) e atividades de extensão acadêmica e pesquisa, para os alunos do Curso de Educomunicação (UFCG), durante os 33 dias d’O Maior São João do Mundo deste ano.
Os termos de cooperação foram assinados pelo secretário chefe de Gabinete, Marcos Alfredo Alves; o reitor Antônio Fernandes Filho, da UFCG; e a professora Maria Salete Vidal da Silva, chefe do Departamento de Comunicação da UEPB. A reitora Célia Regina Diniz validou a parceria, em seguida, em seu gabinete. A professora Giseli Sampaio, articuladora dos dois TCs, e o chefe adjunto da Decom, Luiz Adriano, assinaram os documentos como testemunhas.
Agora, oficialmente, os alunos das duas universidades serão selecionados, com base nos critérios estabelecidos nos editais lançados pelas respectivas instituições. Estão sendo contemplados os alunos que estejam cursando disciplinas técnicas relacionadas à produção textual, criação de conteúdo digital, fotografia, audiovisual, entre outras habilidades.
Durante O Maior São João do Mundo, os universitários terão a oportunidade de participar de atividades práticas, sob supervisão acadêmica da professora Giseli Sampaio, da Codecom, com acompanhamento dos docentes das duas instituições de ensino superior, sediadas na cidade.
Segundo a professora Giseli, essa iniciativa proporcionará aos alunos uma experiência valiosa de imersão profissional, permitindo-lhes aprender com profissionais atuantes na área de comunicação a utilizar diversas ferramentas para a cobertura jornalística de um dos eventos culturais mais importantes do Nordeste, reconhecido mundialmente.
Para o coordenador da Codecom e chefe de Gabinete, Marcos Alfredo, a parceria entre a PMCG e as universidades oferece aos estudantes a oportunidade de participar de atividades práticas na área de comunicação, com foco na cobertura do mais importante evento turístico do interior do Brasil. Ele destaca que a festa pública, que este ano terá 33 dias, proporcionará um valioso aprendizado para os participantes, que contarão com a orientação de professores e experientes profissionais da comunicação social.
Codecom