A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, concluiu na última sexta-feira (11), no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, o Mutirão da Documentação e Regularização Civil, com o atendimento de 355 famílias que requereram Registro Civil de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Divórcio.
O Mutirão da Documentação é fruto de convênio entre a Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, com o objetivo de promover a erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação civil básica, como também o acesso gratuito aos serviços de inclusão social. A ação envolve diversas instituições com o objetivo de garantir documentação básica à população.
Ana Paula Morato, Prefeita
de Monteiro disse que “Sem certidão de Nascimento, um documento básico para todos os cidadãos, ninguém existe. Sem documento, não há acesso à saúde, à escola, a benefícios sociais – nem mesmo ao direito de enterrar um familiar com dignidade. Essa é a realidade de milhares de pessoas que vivem invisíveis aos olhos do Estado”. Concluiu.
de Monteiro disse que “Sem certidão de Nascimento, um documento básico para todos os cidadãos, ninguém existe. Sem documento, não há acesso à saúde, à escola, a benefícios sociais – nem mesmo ao direito de enterrar um familiar com dignidade. Essa é a realidade de milhares de pessoas que vivem invisíveis aos olhos do Estado”. Concluiu.
Toda as pessoas que não possuíam qualquer documento, ou precisavam corrigir dados em registros civis, puderam ser atendidas gratuitamente. Entre os serviços que foram disponibilizados estão a emissão e retificação de certidões de nascimento e casamento, restauração de documentos, registro tardio de nascimento ou óbito, alteração de nome, emissão da 2ª via da certidões e ações para corrigir duplicidade de registros.
Fonte:Ascom/PMM