Campina Grande recebeu nesta quinta-feira, o certificado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconheceu o Município por garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e por promover ações voltadas à redução das desigualdades sociais. Com essas ações, a Rainha da Borborema foi certificada com a edição 2021-2024 do Selo Unicef, sendo a maior cidade da Paraíba a receber esse importante reconhecimento da organização, que tem atuação internacional.
A solenidade de entrega do certificado aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Na ocasião, foram certificados 88 dos 207 municípios que estavam concorrendo ao Selo Unicef.
No evento, o chefe de gabinete, Marcos Alfredo Alves, recebeu a certificação representando o prefeito Bruno Cunha Lima, ao lado da Articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, Socorro Siqueira. Na cerimônia, a articuladora destacou a importância do reconhecimento para a manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e a importância do engajamento das secretarias envolvidas nas ações intersetoriais e dos mobilizadores.
“Essa certificação é referente às ações que foram realizadas ainda neste primeiro mandato do prefeito Bruno (2021-2024), através das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, voltadas à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do município. O selo significa que a gestão municipal prioriza políticas públicas voltadas para cada menina e cada menino de Campina Grande. Fico feliz enquanto Articuladora do Selo no município em ter conseguido, junto com toda equipe, trazer para Campina essa certificação.” destacou
Destaque para o cumprimento de metas na Educação
Entre os resultados alcançados pelo município, na área da Educação foi a Busca Ativa Escolar que alcançou maior destaque. Campina superou a meta estabelecida para matrículas de crianças e adolescentes na Rede Municipal.
Eixos / metas cumpridas na educação em Campina:
Realização de Fórum + Plano de Execução;
Formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA);
Certificação de profissionais em pelo menos 1 curso sobre Ensino Fundamental;
Cursos sobre práticas de qualidade na educação infantil;
Unidades ofertando práticas de qualidade;
Autoavaliação de qualidade na Educação Infantil;
Alcance de meta de matrículas por meio de busca ativa;
Enfrentamento à cultura do fracasso escolar;
Implantação do Programa Lavagem de Mãos;
Adesão à estratégia 1 milhão de Oportunidades para adolescentes entrarem ou se capacitarem para o mercado de trabalho.
Fonte:Codecom