Servidores (as) e magistrados(as) do Poder Judiciário estão sendo convidados para discutir dois temas sociais importantes e que merecem atenção: saúde mental e suicídio. A roda de conversa com o tema ‘Setembro Amarelo: um chamado ao cuidado da nossa saúde mental e a dos que amamos’, será realizada nesta sexta-feira (27), às 10h30, na Sala de Reuniões Dra. Elisabeth, no Fórum Cível da Capital, 3º andar.
O evento, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, é organizado pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba (Gevid-TJPB) e o convidado para mediar a roda de conversa é o Mestre em Psicologia da Saúde, Everton Procópio.
A presidente da Aemp, a defensora pública Maria da Glória Oliveira, ressaltou a importância da participação de todos no evento. “ É um momento de aprendizado para discutirmos saúde mental e suicídio com um especialista, dividirmos experiências e colhermos informações, que poderão ajudar quem está próximo a nós e precisa de apoio”.
O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gevid, tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção ao suicídio e dará apoio ao evento colocando à disposição dos participantes a sua equipe. “Nossos profissionais vão realizar aferição da pressão arterial, auriculoterapia, ginástica laboral, dentre outras. É mais um momento para cuidarmos dos servidores e magistrados da Justiça”, ressaltou a gerente da Gevid, Valéria Beltrão.
Durante este mês, o TJPB preparou uma programação específica para chamar a atenção de todos para o “Setembro Amarelo”, com atendimento nas unidades judiciárias do Estado.
As ações tiveram o objetivo de mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua sendo uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. Entre outras atividades, foram promovidos webinários e uma caminhada na Orla de João Pessoa, chamando atenção para a valorização à vida.
Além disso, os fóruns Cível e Criminal da Comarca de João Pessoa e o Palácio da Justiça estadual receberam iluminação em tons de amarelo, como forma de chamar atenção para as ações no mês.
Sobre a Campanha – No Brasil, a Campanha do Setembro Amarelo teve início em 2015, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 ou acesse o site www.cvv.org.br .
Fonte:Gecom/TJPB