A 56ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, presidida pelo vereador Rafafá e secretariada pela vereadora Jô Oliveira. Ao longo dos debates, no pequeno e grande expediente, foi feito convite para audiência pública com a ENERGISA, a ser realizada na próxima semana, resultado de convocação aprovada pelo plenário, para discutir problemas recorrentes enfrentados pelos consumidores. Durante a sessão, foi registrada a atividade da Comissão de Saúde, que após participação, se deslocou ao Hospital da FAP para uma visita técnica, reforçando o compromisso da CASA com a saúde da cidade.
O vereador Alexandre Pereira abriu os debates criticando o Congresso Nacional pela falta de posicionamento diante das decisões do presidente da República e do Supremo Tribunal Federal. Lamentou os escândalos de corrupção envolvendo o atual presidente e citou especificamente o aumento do IOF pelo STF e irregularidades no INSS. Alexandre ainda questionou o papel dos deputados federais, afirmando que o atual presidente da Câmara dos Deputados não exerce a autoridade esperada e falou sobre a falta de reação da sociedade brasileira diante dos acontecimentos.
Na sequência, a vereadora Pamela Vital, com apartes de outros parlamentares, parabenizou o senador Veneziano Vital do Rêgo, ressaltando sua trajetória política como ex-vereador, ex-prefeito e atual senador, e destacando sua contribuição e compromisso com Campina Grande. Os vereadores Rafafá, Carol Gomes e Fabiana Gomes também se associaram às homenagens, ressaltando a importância da atuação do senador e, no caso de Carol, mencionando a relevante participação na equipe de saúde mental do município durante a gestão de Veneziano. Fabiana Gomes, por sua vez, manifestou seu apoio político ao senador para as eleições de 2026, reconhecendo o legado deixado na cidade.
Olimpio Oliveira reiterou a homenagem a Veneziano e, na sequência, destacou que a Comissão de Obras da Câmara aguarda há dois meses uma resposta do secretário de Obras do município. Informou que já encaminhou ofício para obter esclarecimentos sobre projetos e empréstimos aprovados pela Casa, assim como se há algum entrave que impeça a execução das obras, mas não recebeu retorno do secretário.
Já o Severino da Prestação também parabenizou Veneziano Vital do Rêgo pelo aniversário e atuação no Senado Federal. Relatou sua participação, junto à vereadora Jô Oliveira, na 6ª Conferência Estadual das Cidades, informando que diversas propostas aprovadas serão defendidas em Brasília na etapa nacional. Ressaltou seu papel como representante da Câmara no conselho estadual da cidade, enquanto Jô Oliveira representará Campina Grande na conferência nacional. Parabenizou ainda os movimentos organizados, sociais e populares que participaram, reconhecendo o empenho de todos que dedicaram tempo para defender as propostas do município.
O vereador Wellington Cobra fez referência ao senador Veneziano e, em seguida, relatou episódio ocorrido em Cubati, durante evento de Motocross, com show do cantor Anderson Neiff. O vereador descreveu que o evento foi marcado por brigas, discussões, facadas e morte, além de criticar o teor das músicas apresentadas. Cobra lamentou o fato de uma criança de 11 anos ter subido ao palco para dançar e disse que o Ministério Público determinou a abertura de inquérito para apuração das responsabilidades. Enfatizou a necessidade de não romantizar esse tipo de situação, alertando para a importância de proteger as crianças e promover a conscientização de pais e responsáveis.
O vereador Pimentel Filho destacou a realização da audiência pública com a ENERGISA na próxima semana, explicando que a pauta principal será a discussão dos erros cometidos pela concessionária em relação ao consumidor. Citou exemplos de problemas enfrentados pela população, tanto em Campina Grande quanto nos distritos, pontuando que esses relatos serão debatidos em plenário.
No encerramento, vereador Rostand PB mencionou obras divulgadas pelo poder executivo para o primeiro semestre de 2025, como a construção da Avenida Francisco Lopes de Almeida e questionou quando acontecerá o início da obra. Ressaltou que, em legislaturas passadas, o prefeito prometeu obras de calçamento no entorno do Shopping Partage, mas as ações também não foram executadas. Por fim, comentou sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja entrega foi prometida para 12 meses, e reforçou que irá fiscalizar o andamento dessa obra.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG