Com a finalidade de promover o necessário aprimoramento dos serviços digitais oferecidos pelo Poder Judiciário estadual, desencadeando a modernização dos seus processos internos e a otimização do seu atendimento ao cidadão, o Tribunal de Justiça da Paraíba apresentou o Plano de Transformação Digital 2025-2026 do Tribunal de Justiça da Paraíba (PTD/TJPB). Em sintonia com a Resolução nº 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Plano foi elaborado pelo Comitê de Gestão Estratégica do TJPB, devendo, inclusive, contribuir no fortalecimento da imagem do Tribunal como uma instituição moderna e inovadora.
O Plano constitui levantamento inicial feito pelas unidades do Tribunal e contém ações de curto prazo que englobam diversos setores de atendimento ao público. A cada ano, serão pactuados novos ciclos de ações com a identificação de novos projetos e demandas levantados através de pesquisas, sugestões e recomendações avaliadas pelos membros do Grupo de Trabalho Multidisciplinar do PTD/TJPB.
As principais ações do Plano Transformação Digital incluem a automatização de tarefas repetitivas, a integração de sistemas, a melhoria dos serviços online e a implementação de novas tecnologias. Com essas iniciativas, o TJPB busca aumentar a eficiência, reduzir custos e oferecer um serviço mais ágil e transparente à população.
“Os benefícios esperados com a implementação desse plano são diversos, como a redução do tempo de tramitação dos processos, a simplificação do acesso aos serviços judiciários e a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional”, comentou o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB e integrante do Comitê de Gestão Estratégica, Daniel Melo.
O diretor ainda disse que “o Plano busca integrar todos os canais digitais do Tribunal, proporcionando uma experiência mais fluida e personalizada aos usuários, além de otimizar a gestão da informação e implementações de inovações.”
A avaliação e o monitoramento do Plano serão realizados bimestralmente, com base em indicadores de desempenho definidos para cada ação. As informações sobre o andamento das iniciativas serão coletadas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e complementadas em reuniões periódicas com as equipes responsáveis.
Os resultados do monitoramento serão amplamente divulgados, com a publicação de relatórios parciais e finais na página do Planejamento Estratégico do TJPB. Essa medida visa promover a transparência e o engajamento de todos os envolvidos no processo.
Segundo as normas do Plano, as ações digitais serão executadas conforme os critérios de priorização utilizados e monitoradas pela Gerência de Planejamento, usando a metodologia de gerenciamento de projetos instituído pelo Tribunal de Justiça, alimentando periodicamente o sistema de acompanhamento do andamento das iniciativas (https://app.tjpb.jus.br/
Ainda segundo o texto do PTD/TJPB, as iniciativas de transformação digital foram cuidadosamente selecionadas e priorizadas, considerando os objetivos estratégicos do TJPB e as necessidades da sociedade.
A alocação de recursos para a implementação do plano segue os critérios estabelecidos no Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estadual, garantindo a otimização do uso dos recursos disponíveis. Também serão estabelecidos indicadores de desempenho para acompanhar o avanço das ações e avaliar os resultados alcançados, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.
Fonte:Gecom/TJPB