A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) participou, quarta-feira (9), da primeira reunião promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) com foco no planejamento e execução das ações de segurança pública do São João 2025 de Campina Grande. Com 38 dias de programação, o evento demanda um trabalho conjunto e estratégico entre diversas instituições.
Na ocasião, o coordenador estadual do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel PM Júlio Cesar de Oliveira, representou o secretário da Segurança, Jean Nunes. Ele esteve acompanhado da diretora do CICC 2 Reisp, coronel BM Jousilene Sales, e do gerente de Tecnologia da Informação, Fabiano Vieira. A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa e reuniu representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), órgãos municipais e da empresa organizadora do evento.
Durante o encontro, foram discutidos diversos temas relacionados à segurança do evento, incluindo os dados de ocorrências dos anos anteriores, a contratação de empresas de segurança privada, os serviços auxiliares de bombeiros civis, a instalação de uma unidade de atendimento policial no Parque do Povo, além da ampliação das câmeras de videomonitoramento. Também foram abordadas as normas de segurança contra incêndio e pânico, a realização de simulações de evacuação, o plano de emergência, o controle de acessos e saídas, o mapeamento das vias de acesso e as estratégias específicas para o distrito de Galante, outro importante local de festa. As ações integradas entre as instituições seguirão sendo discutidas e aperfeiçoadas nas próximas etapas do planejamento.
Para o coronel PM Júlio Cesar de Oliveira, coordenador estadual dos Centros Integrados de Comando e Controle, a reunião representa um passo essencial na articulação entre os órgãos envolvidos: “O compromisso da Sesds é com a preservação da ordem, a integridade do cidadão e o bom andamento de um evento que movimenta toda a Paraíba. A união entre os órgãos operativos e parceiros institucionais é o caminho para entregarmos um São João seguro, organizado e que proporcione tranquilidade a todos os participantes”, afirmou.
A Sesds, a exemplo desta reunião, está atenta e em tratativas com os gestores de diversos municípios que também estarão promovendo festejos juninos, para garantir que o São João em todo o estado transcorra com segurança, prevenção e monitoramento eficazes.
Fonte:Secom