Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande estão participando de visitas a museus da cidade dentro da programação da VIII Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, evento realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secult. As visitas guiadas começaram na terça-feira, 19 e seguem até esta quinta-feira, 21 de agosto. Nesta quarta, a programação contemplou visitas ao Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, no Centro da cidade; e o Museu do Algodão, na Estação Velha.
Um dos estudantes que participou da aula de campo no museu foi Guilherme Henrique, da Escola Municipal Neco Cirne. Ele destacou a importância desse tipo de atividade para que os alunos conheçam mais sobre a história de Campina Grande e possam complementar esse aprendizado nas aulas.
“Eu achei muito interessante aprender sobre a história de Campina Grande. Fazer parte disso, que é uma aprendizagem para a gente que faz parte da EJA. E conheci muitas coisas aqui durante a visita ao Museu do Algodão, coisas que eu não conhecia, que agora estou conhecendo. São coisas que fazem parte de nossa história e cada vez a gente vai aprendendo mais ainda sobre a nossa história aqui em Campina Grande”, disse o estudante.
Para a Coordenadora de Educação Patrimonial da Seduc, Giovanna Aquino, a ação está alinhada ao Currículo Local da rede de ensino e é uma oportunidade de que os alunos aprendam de uma forma prática o que já estudam em sala de aula.
“Nós temos o currículo local, que os alunos já veem a história do município, a geografia, a arte, as ciências e a filosofia. Então é uma oportunidade de eles estarem de perto vendo os objetos, vendo o acervo. Tanto o Museu Histórico como o Museu do Algodão, tem uma linguagem museológica, muito interativa e moderna. Então, todo esse acervo conversa com essas pessoas e, de uma certa forma, eles veem nesses objetos a história de vida, a história dos seus antepassados e patrimônio afeto”, destacou a coordenadora.
Já a coordenadora da EJA, Adria Viana, destacou que a visita foi um momento para que os estudantes rememoram lembranças de décadas passadas na cidade, como no caso do Museu do Algodão, onde funcionava a estação de trem em Campina.
“Estamos tendo a oportunidade de, mais uma vez, trazer para os estudantes da EJA à vivência, à experiência e às lembranças, porque aqui tem muitos estudantes que estão relembrando, que passaram por aqui e viveram essa época, e é uma experiência única, sem falar que é educativa para eles”, disse a Coordenadora da EJA em Campina Grande.
A programação de visitas aos museus terá sequência na noite desta quinta-feira, 21 de agosto, com a ida de estudantes de mais quatro escolas municipais aos dois museus da programação. A atividade será com turmas diferentes em cada museu, simultaneamente às 19h.
Codecom