Professores e técnicos da Rede Municipal de Educação de Campina Grande participam da III Jornada Formativa de Alfabetização do Programa Campina de A a Z, lançado em 2022. O evento acontece nesta terça-feira, 1º de julho, no Teatro Municipal Severino Cabral.
A abertura contou com apresentação cultural das crianças da Escola Mauro Luna, campeã do II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares de Campina Grande.
O secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, destacou que o programa reforça o compromisso da Rede com a alfabetização na idade certa.
“A alfabetização é a base de tudo. Se conseguimos garantir esse direito às crianças, transformamos vidas e impactamos toda a cidade. Hoje, cerca de 40 mil estudantes estão matriculados na rede pública municipal. Isso representa 10% da população de Campina Grande — mais de 420 mil habitantes. Investir nessas crianças é investir no futuro do município”, declarou Asfora Neto.
A gerente da Educação Infantil, Karla Cristina, ressaltou os avanços também nas etapas iniciais. “O Campina de A a Z fortaleceu as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, garantindo às crianças o direito de se alfabetizar desde cedo, com apoio e formação aos professores.”
A pedagoga e formadora Mara Póvoa conduziu a palestra “Educação Infantil e o ingresso nas Culturas do Escrito e Alfabetização na Idade Certa: Um direito das crianças”, refletindo sobre o papel da linguagem no processo de alfabetização. “A leitura precisa ser descoberta e encantamento. É por meio da linguagem que inserimos as crianças na cultura do escrito e promovemos equidade na educação.”
A programação se estende durante a tarde, com a replicação das atividades para os professores que atuam no contraturno.
A III Jornada Formativa integra as ações do Campina de A a Z, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças da Rede Municipal até o final do 2º ano do ensino fundamental, por meio de formações continuadas e práticas pedagógicas qualificadas.
Codecom