A Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campina Grande realizou na tarde desta quarta-feira,14, no Seminário São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, um treinamento educativo para cerca de 150 barraqueiros, equipes de produção e comerciantes cadastrados, que vão trabalhar no Parque do Povo durante ‘O Maior São João do Mundo’.
O treinamento visa capacitar os comerciantes com base na campanha “Forró Sim, Assédio Não”, com a finalidade de uma intervenção responsável nos casos de violência contra a mulher no Parque do Povo, principalmente para a forma de abordagem ao identificar sinais de violência contra a mulher.
A capacitação foi conduzida pela advogada Talita Lucena, responsável pela Coordenadoria da Mulher no município. Durante o treinamento, os barraqueiros receberam orientações sobre os diferentes tipos de violência, com ênfase nas violências psicológica e física, além da importunação sexual.
A advogada explicou sobre pontos importantes relacionados a violência contra mulher, apontando estatísticas, todas as formas de violência, como denunciar e a quem denunciar, caso o barraqueiro identifique importunação sexual ou violência física. “Teremos nosso ponto de apoio no Parque do povo, e caso esses profissionais da produção ou barraqueiro vejam algum tipo de violência contra mulher, é necessário nos procurar para tomarmos as providências”, explicou.
Os barraqueiros receberam de forma detalhada a forma de abordagem que deve ser de modo discreto e responsável. Questões como: esperar o momento certo; demonstração de empatia e solidariedade; ambiente seguro e o não confronto com o agressor foram debatidas durante o evento
Em caso de constatação de violência os profissionais devem se dirigir ao estande da Campanha ‘Forró Sim, Assédio Não’ que ficará localizado na parte superior do Parque do Povo, rua Vila Nova da Rainha e contará com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, advogados e da Guarda Municipal com a Ronda da Mulher.
Além disso, a rede de atendimento para casos de violência de gênero se estende também aos números disponibilizados para denúncias, a exemplo do (83) 3330-0925, que recebe denúncias através de ligações e também funciona como whatsaap. Também estarão disponíveis os telefones 190 da Polícia Militar e o disque 180.
O trabalho preventivo de combate à violência contra mulher, através da Campanha Forró Sim, Assédio Não, durante a realização do Maior São João do Mundo, tem garantido tranquilidade e a redução dos números de casos de violência de gênero durante o evento, desde a criação da campanha há 4 anos. “Nossa campanha garante uma sensação de segurança às mulheres e isso só comprova o sucesso de um trabalho conhecido em nível nacional”, pontuou Talita.
Codecom