Nos primeiros 100 dias de 2025, a Prefeitura de Campina Grande intensificou um conjunto de obras que vêm promovendo mudanças significativas na infraestrutura urbana da cidade. Executadas pela Secretaria de Obras (Secob), as ações contemplam desde melhorias viárias até a construção de equipamentos de lazer e cultura, reforçando o compromisso da gestão com mobilidade, drenagem, segurança e qualidade de vida para a população.
Entre os principais avanços está a aplicação da camada asfáltica no último trecho da Avenida Félix Araújo, na zona leste, concluída em fevereiro. A via, uma das mais importantes da cidade, também passará por intervenções de sinalização e nova iluminação, em parceria com a STTP. Outro eixo estratégico beneficiado foi a Avenida Plínio Lemos, na região da zona oeste, que recebeu recapeamento asfáltico em diferentes etapas.
Na área de drenagem, vale ser destacado o andamento das obras do Canal de Bodocongó, com a pavimentação das vias laterais da segunda etapa e a concretagem do piso e das paredes laterais do canal na terceira etapa. A intervenção é fundamental na região para reduzir riscos de alagamento e garantir mais segurança para moradores da região.
A requalificação de espaços públicos também tem ganhado força. O Parque Evaldo Cruz, cartão-postal da cidade, teve a terceira etapa retomada neste mês de abril com reforço estrutural da nova quadra e urbanização do trecho final.
Na zona oeste, o Parque Linear da Ramadinha está em execução, com um investimento de R$ 7,4 milhões. O projeto prevê ciclovia, quadras, academias ao ar livre, playgrounds, jardins sensoriais, espaço pet e áreas de convivência, integrando um pacote mais amplo que inclui drenagem, uma creche padrão FNDE e um novo campo de futebol.
Outros projetos seguem em ritmo acelerado, como a construção do Parque das Cidades, no bairro das Cidades, que conta com quadra poliesportiva, quiosques, playground e academia popular. Já no centro da cidade, a reestruturação do antigo Cine Capitólio está transformando o espaço no Cine da Educação. A obra, que é da Secretaria de Educação (Seduc) e tem apoio técnico da Secob, será um novo equipamento cultural e pedagógico voltado à rede municipal, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026.
Também está programado para iniciar em breve o recapeamento da Avenida João Wallig, no trecho lateral ao bairro Novo Horizonte. A obra é estratégica para a mobilidade urbana e o escoamento da produção local, conectando o Distrito Industrial à zona leste da cidade.
Além dessas obras, a Secob trabalha na recuperação da Praça do Pedregal, na requalificação da Praça Coronel Antônio Pessoa – que já foi licitada e tem contrato assinado – e tem investido na capacitação técnica de seus engenheiros, que participaram recentemente de um curso da Caixa Econômica Federal sobre gestão de custos em obras públicas.
Esse conjunto de ações reforça o compromisso da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima com áreas fundamentais para o crescimento da cidade, combinando investimentos em mobilidade, infraestrutura, lazer, educação e cultura.
Fonte:Codecom