A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), vai implantar no próximo mês de junho o _Espaço 4.0_. Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude, o programa apresenta uma proposta de inclusão digital, de capacitação profissional e de geração de renda. As inscrições serão realizadas desta segunda-feira, 26, até a próxima sexta-feira, 30, através do link https://forms.gle/NZgwkbGgyJ9AYpV77. A lista dos selecionados será divulgada no dia 6 de junho e o início das aulas será no dia 9 de junho.
Serão oferecidos 3 cursos, mantenedor e reparador de microcomputadores, mantenedor e reparador de dispositivos móveis e prototipagem e impressão 3D. Serão realizadas aulas nos três turnos, com 8 alunos por turma, totalizando 72 vagas. Para participar o interessado precisa ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 e 29 anos e renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. A lista dos selecionados será divulgada no dia 6 de junho.
_Investimento_
Serão investidos neste programa R$ 400 mil na implantação de um laboratório de tecnologia com notebooks, impressoras 3D, tablets, kits de ferramentas e outros dispositivos. Nesta parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Campina Grande vai entrar com o espaço de aulas, localizado no Parque da Criança, além dos professores e técnicos.
O coordenador do Espaço 4.0, Eduardo Lima, informou que está tudo pronto para a implantação deste programa que vai impactar a cidade, pois, trará formação e oportunidade para muitos jovens, que terão mais oportunidades no mercado de trabalho.
O secretário municipal de Esportes, Ronaldo Neto, disse que o Espaço 4.0 é uma de muitas ações que virão para fortalecer o eixo da juventude da Sejel, que em sua gestão terá um olhar todo especial. Segundo o secretário, esse programa soma-se a outro já existente, que é muito exitoso, o _Pequeninos Teens_.
“Queremos e vamos trazer cada vez mais políticas públicas e atividades voltadas para a juventude, onde o jovem possa desenvolver habilidades e competências para se inserir no mercado de trabalho e ter pertencimento na sociedade, além de receber oportunidade de uma formação tecnológica, esse jovem vai melhorar a vida dele e de seus familiares”, argumentou Ronaldo Neto.
Codecom