Desde a implantação da nova disciplina “Poesia Popular e Musicalidade”, os professores da Rede Municipal de Ensino de Monteiro têm participado intensamente das atividades que concernem a capacitações e formações para atuação com o material em sala de aula e nesta terça-feira, 22, todos os professores atuantes na matéria tiveram a oportunidade de participar de um momento especial que antecedeu a Capacitação para uso da Cartilha de Poesia Popular e Musicalidade – Teoria e Prática aula por aula, onde os estudantes apresentaram suas produções.
A prefeita Ana Paula e o vice-prefeito Cajó Menezes estiveram acompanhados dos vereadores Rosa Aleixo, Raphael Nóbrega e Sargento Silva, além da secretária Ana Lima, Nanido Cavalcante e Kalline Torres para prestigiar o momento ovacionando todo o evento que contou com muita música e poesia tanto por parte dos estudantes quanto dos artistas convidados como os poetas autores da Cartilha de Poesia Popular e Musicalidade, Vinícius Gregório e Lindoaldo Campos; Angélica Costa, Larícia Pinheiro e Cloves Ferreira, Arthur Vilar, Ilmar Cavalcante, Renê Cavalcante, Michel Torres e Xexéu da Paraíba, Washington Marcelo, Arthuzinho do Acordeon e Camilla Lorrane.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Lima, a Disciplina Poesia Popular e Musicalidade é uma rica manifestação cultural que une estratégias pedagógicas e novas metodologias de ensino capazes de refletir a história e as tradições dos monteirenses. “Ela se caracteriza pela linguagem simples e acessível, e pela temática que aborda a realidade da nossa região, contribuindo para a transmissão de valores e tradições. A Disciplina Poesia Popular e Musicalidade promove o conhecimento e a valorização das manifestações culturais populares, com ênfase na poesia e na musicalidade; estimula a criatividade, a expressão artística e o senso crítico dos alunos; fortalece o vínculo dos estudantes com as tradições culturais locais, regionais e nacionais; e desenvolve habilidades de leitura, escrita, interpretação e composição poética e musical”, finalizou.
“A Disciplina Poesia Popular e Musicalidade é percebida como ponto de convergência que une a poesia e a composição musical através de elementos textuais e produção escrita. Essa forma de produzir saberes que encantam e educam floresceu nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde encontrou um terreno fértil para se desenvolver. Essa disciplina tornou-se um importante meio de expressão e cultura monteirense, documentando a vida e as tradições da comunidade escolar e da nossa gente”, comentou a professora dra. Elenilda Sinésio, Coordenadora da Disciplina na Rede Municipal de Ensino de Monteiro.
Outras Atividades
Dentro das atividades programadas para o ano letivo da nova disciplina já foram realizadas capacitações docentes, sarau de sensibilização poética e a 1ª Caminhada Poética nas Escolas que aconteceram nos meses de março e abril, em eventos que celebraram a arte das palavras. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto artistas como o renomado poeta Renê Cavalcante, o compositor Ilmar Cavalcante e o músico e sanfoneiro Arthurzinho do Acordeon, pessoas inspiradoras para a região.
A Caminhada Poética teve como principal intuito introduzir a nova disciplina de maneira lúdica, de forma a aproximar os estudantes do cerne da disciplina “Poesia Popular e Musicalidade”.
O público alvo da disciplina são os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino através das Escolas: Adalice Remígio Gomes, Laura Lopes Frazão, Laura Alves de Sousa, Tiradentes, Maria do Socorro Aragão Liberal, Maria Lauricéia Freitas e Tobias Remígio Gomes. Todas essas escolas receberam com muito entusiasmo a Primeira Caminhada Poética e já anseiam curiosos pelas próximas atividades práticas e lúdicas dessa nova disciplina.
Fonte:Ascom/PMM