O Camarote da Acessibilidade da Prefeitura de Campina Grande finalizou a edição de 2025, com o total de 3.100 pessoas, entre pcd’s e familiares, que tiveram acesso ao equipamento, situado em local privilegiado, próximo ao palco principal no Parque do Povo. O serviço da Prefeitura de Campina Grande, coordenado pela Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), repetiu o sucesso de anos anteriores e foi bastante elogiado pelo público pcd, que curtiu as noites de shows com seus familiares, a partir de inscrições e apresentação de laudo médico.
Na penúltima noite d’O Maior São João do Mundo, no último sábado (05), o local era só animação. A dona de casa, Andrea Batista, 45 anos, estava com o filho, o cadeirante Lucas Batista Guedes, 30 anos, que tem paralisia cerebral e assistia ao show do cantor Japãozinho. Com dificuldades na fala, o jovem expressava muita alegria em poder acompanhar bem de pertinho, o show de um dos seus ídolos da música.
A mãe estava radiante e a todo tempo interagia com o filho. “A gente fica nesse espaço seguro com vista privilegiada e dá para assistir ao show com muita tranquilidade. Estivemos aqui em outra oportunidade e Lucas inclusive posta as fotos do camarote nas redes sociais, para mostrar o quanto ele e nós, enquanto família, somos valorizados pela Prefeitura”, disse a mulher.
Quem também curtiu a penúltima noite da festa foi a cadeirante Magna Martins. Ela faz parte da Comissão de Fiscalização do Conselho de Direito da Pessoa com Deficiência (CMDPCD). Ela conta que este ano mais uma vez, percebeu o quanto as pessoas pcd’s estão satisfeitas com esse benefício por parte da Prefeitura.
“Como se sabe as pessoas com deficiência não tem muita oportunidade de sair de casa. E quando temos um evento da grandiosidade d’O Maior São João do Mundo e com todo cuidado que a pessoa PCD merece, isso anima e nos dá muita satisfação. Estou feliz por tudo que acompanhei por aqui e muito grata a Prefeitura de Campina Grande”, ressaltou a cadeirante.
“Especialmente em um final de semana, em que a Lei Brasileira de Inclusão completa 10 anos, (06 de julho/2025), nós conseguimos viver em mais uma edição tantos marcos de inclusão social. Foram 3.100 pessoas assistidas com acesso gratuito no Camarote da Acessibilidade, entre pcd’s e seus familiares. Tivemos também pela primeira vez este ano, tradução em libras durante show, no último dia 29 de junho, no palco principal do PP. Então a cada edição estamos inovando e esperamos que no próximo ano possamos avançar ainda mais, especialmente durante O Maior São João do Mundo”, ressaltou a gerente PCD, Edna Silva.
Para o secretário da Semas, Fábio Thoma, “o Camarote PCD tem feito a diferença na vida das pessoas com deficiência, porque oferece todo conforto, comodidade e assistência por parte da Gerência PCD, da Prefeitura de Campina Grande, ligada à Semas. Esse ano mais uma edição de muito sucesso e com todo esse diferencial na vida das pessoas com deficiência”, concluiu o secretário.
Codecom