A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), organizou uma ampla programação durante a 23ª edição da Semana Nacional dos Museus. As ações tiveram como atividade central a visita de estudantes a alguns dos principais museus da cidade. Este ano, o tema do evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A programação foi iniciada no dia 12 e segue até 18 de maio. Ao todo, sete escolas da Rede Municipal participaram das visitas.
As visitas aconteceram no Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e no Museu de Arte Popular da Paraíba, que abriram suas portas em horários diferenciados para atender exclusivamente às escolas participantes. A visitação ocorreu nos turnos da tarde no primeiro museu, enquanto o segundo recebeu os alunos à noite, garantindo maior flexibilidade e acessibilidade às turmas.
“Para nós, a 23ª edição da Semana Municipal dos Museus representa mais uma grande oportunidade de estreitar os laços entre o fazer pedagógico, da sala de aula aos espaços de memória de nossa Rainha da Borborema, na tentativa não apenas de salvaguardar afetos e memórias, mas também de despertar nos estudantes o apreço e a atenção pela preservação das histórias, das artes e da identidade local”, destacou a coordenadora de Educação Patrimonial Giovanna Aquino.
No Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande, os visitantes tiveram acesso à exposição em maquetes 3D Arquitetura Eclética em Campina Grande (PB), organizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do professor Marcus Vinícius Dantas de Queiroz. O acervo permanente também esteve disponível, para que os estudantes conhecessem mais sobre a história da cidade.
Já no Museu de Arte Popular da Paraíba, os estudantes vivenciaram uma programação cultural diversificada. A exposição “A Essência dos Sertões”, com curadoria do coletivo “O Balaio das Artes”, apresentou fotografias e instalações que retrataram o cotidiano sertanejo, com destaque para figuras como rezadeiras e vaqueiros. A atividade foi complementada com contação de histórias e um lanche coletivo.
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