O projeto “Lan House Social” teve início em 2021, período pós pandemia, devido à necessidade de reintegrar as pessoas que ficaram reclusas, principalmente os idosos, que necessitavam de utilizar as tecnologias digitais. A iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência , Tecnologia e Inovação (Secti, surgiu considerando que a maioria não tinha acesso e nem o letramento digital necessário para sua utilização. Inicialmente, foram abertas duas salas de aulas, com os cursos de Letramento Digital e Web Design, para atender pessoas com 60 anos ou mais, que ficaram reclusos e depressivas.
O projeto tomou grandes proporções e, atualmente, já funciona em cinco salas, sendo duas na sede da Secti e outras decentralizadas na Feira Central, no Instituto dos Cegos, Estação Cidadania e Cultura e Apae. “Quando se anuncia as inscrições, em poucos as vagas são preenchidas”, disse o coordenador dos cursos, Zarack Barreto, afirmando que “estamos no caminho certo, seguindo as orientações do prefeito Bruno Cunha Lima e do secretário William Tejo”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, William Tejo Filho, destacou as diversas ações desenvolvidas em Campina Grande, seguindo orientações do prefeito Bruno Cunha Lima. “Com o potencial tecnológico que a cidade dispõe e as ações da Secti, Campina Grande poderá se tornar modelo digital para todo o Brasil. Estamos sempre buscando parcerias junto a outros órgãos, para garantir o melhor para a Campina, que é conhecida como a Cidade da Inovação”, assegurou o secretário. Ele ressaltou a popularização da tecnologia, inclusive com a ampliação dos cursos oferecidos à sociedade, a custo zero, elevando a auto estima de seu povo, possibilitando o acesso às tecnologias digitais. “O projeto Lan House Social, vem sendo expandido a cada dia, levando benefício a todas as camadas da sociedade, com os diversos cursos gratuitos”, destacou Tejo.
Renato Silva, que cursou Photoshop, Java e Python, Banco de dados e Rede de computadores, mostra-se plenamente satisfeito com o que aprendeu. Segundo ele, que apontou nota máxima para a iniciativa da Secretaria, foi um grande aprendizado, que somou pontos para sua carreira profissional e educacional.
“Contamos com equipes de professores competentes e comprometidos, que nos tratam com atenção e sabedoria. Foi a partir desses conhecimentos, que recebi indicações para estágios em empresas e consegui aprovação em processo seletivo para desenvolver Python”, festejou Renato.
No mês de junho, serão abertas novas vagas para as próximas turmas, com início em julho. Para mais informações, basta acessar o @secti.cg no Instagram ou falar pelo nosso canal do WhatsApp, através do número (83) 98831-4447.
Codecom