A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizou, nesta sexta-feira (16), no ‘Quadrilhódromo’ do Parque Evaldo Cruz, o treinamento para os 60 Embaixadores Sociais voluntários da Campanha “Forró Sim, Assédio Não”. Eles foram selecionados após requisitos exigidos publicados em edital no dia 16 de abril deste ano.
O treinamento foi ministrado pela advogada Talita Lucena, que responde pela Coordenadoria da mulher em Campina Grande. No minicurso, ela explicou como deve ser o trabalho durante ‘O Maior São João do Mundo’, a abordagem educativa e o que fazer em casos de identificação de crimes de importunação sexual, violência física ou psicológica, dentro do Parque do Povo e em áreas de grande fluxo.
Durante o treinamento os voluntários esclareceram dúvidas, receberam a camisa padrão para o trabalho e fizeram a foto oficial da campanha Forró Sim, Assédio Não. “Eles estão preparados para abordagem, apoio e identificação de casos de violência contra a mulher e receberão certificado após a conclusão dos trabalhos”, disse Talita.
Para a efetividade das ações no Maior São João do Mundo, as equipes vão dispor de ponto fixo, na Vila Nova da Rainha do Parque do Povo, com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para receber denúncias e atendimento presencial. Além disso, contará com a estrutura da Ronda da Mulher, por meio da Guarda Municipal, Central de atendimento 180, e o whatsApp (83) 3330-0925 para o recebimento de denúncias.
Campanha Forró Sim, Assédio Não
A campanha, que ocorre durante a realização d’O Maior São João do Mundo, foi criada há 4 anos e este ano será lançada na próxima segunda-feira, 19. Com objetivo de conscientizar sobre a importunação social, prevenir e combater qualquer tipo de violência contra a mulher durante o São João, ganhou notoriedade em toda imprensa nacional e regional pelo modelo único de atuação e intervenção para o trabalho de combate à violência de gênero.
O grande destaque da Campanha Forró Sim, Assédio Não foi o reconhecimento da ONU Mulheres em Brasília, durante solenidade em Brasília em abril de 2024, com a participação da primeira-dama Juliana Cunha Lima, a advogada Talita Lucena e representação da ONU. A instituição é uma entidade das Nações Unidas que luta pela igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.
Além do destaque em toda mídia nacional, divulgada em principais programas das empresas de comunicação do Brasil, em horário nobre, a campanha, também ganhou atenção de vários artistas a exemplo de Elba Ramalho, DJ Alok, dos cantores Felipe Araújo, Ramon Schnayder, do psicólogo campinense Rossandro KlinjeY, e outros artistas.
“É necessário frisar o apoio do prefeito Bruno Cunha Lima e da primeira-dama Juliana Cunha Lima que são importantes nesse contexto de todo sucesso da campanha Forró Sim, Assédio Não. O prefeito tem um olhar especial para as pautas relacionadas às mulheres e a primeira-dama participa ativamente de cada projeto de politicas públicas da Coordenadoria da Mulher”, frisou Talita Lucena.
Codecom