O Hospital Help, em Campina Grande, deu início à realização das primeiras cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do convênio firmado entre a unidade e o Governo da Paraíba, por meio do programa Opera Paraíba. Nessa quinta-feira (28), foram realizadas uma cirurgia de revascularização do miocárdio e um implante de prótese valvar.
Uma das pacientes beneficiadas foi Rejane Gabriel, moradora da cidade de Conceição, no sertão do Estado, que comemorou a oportunidade de realizar o procedimento de forma gratuita. “Esse momento é a realização de um sonho. Eu esperei muito por essa cirurgia e, graças a Deus e ao programa, consegui. É uma esperança de vida nova”, destacou.
De acordo com o médico regulador, Breno Mangueira, a parceria amplia de forma significativa o acesso da população a procedimentos de alta complexidade na área cardíaca. “Esse convênio representa um avanço importante para a saúde da população da Paraíba. Estamos garantindo que pacientes que aguardavam há muito tempo possam ter acesso a cirurgias cardíacas complexas, de forma mais rápida e segura, fortalecendo a rede pública de saúde”, afirmou.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Ari Reis, com a iniciativa, o Governo do Estado amplia a oferta de cirurgias cardíacas na rede credenciada do SUS em Campina Grande, reforçando o compromisso com a descentralização e a interiorização dos serviços de saúde. “Estamos garantindo que procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias cardíacas, cheguem à população do interior com qualidade e segurança. Esse é um passo fundamental para reduzir filas, salvar vidas e consolidar um sistema de saúde mais próximo das pessoas”, destacou o secretário.
Além das cirurgias cardíacas o convênio também prevê o tratamento cirúrgico nas especialidades de neurologia, ortopedia, oncologia e oftalmologia.