Na última quarta-feira, 09, a Comissão de Farmácia e Terapêutica do município de Monteiro realizou uma reunião estratégica com o objetivo de discutir e apresentar temas importantes que impactam diretamente a saúde pública do município. O encontro contou com a presença de diversos profissionais da saúde, incluindo farmacêuticos, médicos, enfermeiros e odontólogos, que contribuíram com suas expertises para o avanço da assistência à saúde na cidade.
Principais Pautas da Reunião
Durante a reunião, foram apresentados diversos pontos cruciais para o aprimoramento das práticas de farmácia e terapêutica no município. Entre os temas discutidos, destacam-se:
1. Apresentação do Projeto da Zona Rural.
2. Criação do protocolo para os aparelhos de glicemia.
3. Preparação para a formação e criação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).
4. A proposta é a construção de um guia farmacêutico e terapêutico para todos os serviços prestados junto à Secretaria Municipal de Saúde.
5. A inclusão de medicamentos fitoterápicos no elenco municipal.
De acordo com o coordenador da assistência farmacêutica e presidente da comissão de fármaco e terapia do município, Francisco Xavier, a Comissão de Farmácia e Terapêutica do Município de Monteiro foi criada no ano de 2024, tem como função principal assessorar a gestão da saúde municipal em decisões relacionadas ao uso de medicamentos e terapias, além de implementar ações educativas e preventivas.
Para a prefeita Ana Paula, a implementação dessas ações e estratégias poderá trazer grandes benefícios para a população de Monteiro, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente, acessível e com maior qualidade no atendimento à comunidade, visando sempre a melhoria contínua da assistência prestada à população.