A prefeitura de Campina Grande participou nesta segunda-feira, 28, do Pacto Paraibano Pela Primeira Infância, em evento solene realizado em João Pessoa pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A pactuação busca unir esforços e promover ações efetivas em prol do desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos.
O pacto pretende garantir desenvolvimento físico, cognitivo, de linguagem e desenvolvimento social, não apenas na educação infantil, mas também na saúde, assistência social e outras áreas.
As Secretarias de Educação e Saúde estiveram presentes no evento e apresentaram as práticas exitosas da prefeitura na primeira infância.
Para o Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto: “O intuito desse grande pacto é priorizar as políticas públicas que fortaleçam essa fase tão importante para a formação dos nossos novos cidadãos. Campina foi uma das quatro cidades que expuseram estandes no evento, compartilhando as boas práticas com outras redes e trazendo exemplos de investimentos, como as nossas famosas crocs. E o intuito é fazer com que a gente mostre o que vem sendo realizado em Campina e também aprenda com outras experiências, participando efetivamente desse pacto. É importante lembrar que o pacto não envolve só a educação, mas também a saúde, a assistência social, o esporte e todas as pastas que podem fortalecer essas políticas em benefício dos nossos pequeninos.”
A secretaria executiva da Educação também participou do evento e comentou:
“Campina Grande se une de forma ativa e comprometida ao Pacto Paraibano pela Primeira Infância. É uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba com o objetivo de promover a proteção integral das crianças em seus primeiros anos de vida. A educação assume esse compromisso de alinhar as suas políticas públicas às diretrizes do pacto, fortalecendo a integração entre os diversos setores do poder público e também da sociedade civil. Com essa pactuação, a Secretaria Municipal da Educação reforça o compromisso com o presente e um futuro mais justo, inclusivo e promissor para as crianças, contribuindo com o fortalecimento da primeira infância como prioridade absoluta em consonância com a proposta do TCE com forma de unir esforços em prol da garantia de direito das nossas crianças.”
Walesca Cavalcanti é pedagoga, esteve recepcionando os visitantes no estande da Seduc durante o evento e comentou:
“Hoje é um dia memorável para a educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande porque a gente apresenta aqui os projetos permanentes da rede municipal, projetos estes que surgiram das necessidades das crianças a partir da nossa observação enquanto equipe técnica, que observou a necessidade de trazer esses projetos para contemplar a educação infantil. Mas também estamos apresentando aqui os kits pedagógicos, o fardamento completo e o robozinho que é um sucesso na educação infantil. Foi a partir de tudo isso que a gente conseguiu, juntamente com as outras secretarias, o reconhecimento e recebeu o selo UNICEF em 2024 pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Muitas secretarias de outras cidades passaram aqui e adoraram conhecer o trabalho realizado em Campina.”
A Secretaria de Saúde também expôs no estande, mostrando as boas práticas de odontologia, amamentação, vacinação e outros projetos voltados para a primeira infância.
“A Secretaria de Saúde também encampa o pacto paraibano pela primeira infância desenvolvendo diversas ações intersetoriais e vários serviços como a Semana do Bebê, o Fórum Perinatal, a Rede Alyne, a Imunização, o Consultório na Rua, o Programa Saúde na Escola, o Banco de Leite Humano, o CER, o CEMAIS, o ISEA, o Hospital da Criança e do Adolescente, a Saúde Bucal na primeira infância, a eMulti, o pré-natal na Atenção Primária, enfim, toda uma gama de iniciativas que resguardam e protegem a saúde das crianças”, disse a coordenadora municipal de Saúde das Crianças e dos Adolescentes de Campina Grande, Geuma Ângela.
Codecom