A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, detalhou a vasta programação da Prefeitura Municipal para o Setembro Amarelo. As informações foram divulgadas durante entrevista ao programa Hora Extra, da rádio Panorâmica FM, na noite desta terça-feira (2).
Juliana destacou que a campanha deste ano foca na intervenção em crises e que será realizada uma série de atividades ao longo do mês, voltadas tanto para profissionais de saúde, quanto para o público em geral.
“Nesta quarta-feira, dia 3, teremos a abertura da nossa campanha, numa palestra que será ministrada no auditório da OAB, voltada para profissionais de saúde”, explicou a primeira-dama.
A programação da Prefeitura para o mês de prevenção ao suicídio inclui também ações semanais intensificadas nos serviços de saúde, como CAPS, residências terapêuticas e centro de convivência, com rodas de conversa e rodas terapêuticas para atualização sobre temas de saúde mental. E para incentivar a prática de esportes e dar mais visibilidade à causa, está programada uma corrida aberta a todos.
“Teremos uma corrida no Parque da Criança, no dia 26. Será uma corrida pró-saúde mental, aberta ao público, para levar informação e conhecimento sobre a saúde mental”, acrescentou Juliana.
A primeira-dama reforçou ainda a importância de que a população busque ajuda profissional sempre que necessário e destacou a rede de atendimento do município. “Temos profissionais psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais que fazem parte da nossa rede de saúde mental e estão aptos para ajudar as pessoas. Procurar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de força”, afirmou.
Juliana destacou que a Prefeitura vem ampliando os investimentos na área de saúde mental, desde o início da primeira gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, principalmente, no período pós-pandemia, com a inauguração do Ambulatório de Saúde Mental, que já atende mais de 7 mil usuários.
Codecom