Pela segunda vez a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizará o Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, evento que promete resgatar e celebrar as tradições culturais do Nordeste, especialmente as festas populares de São João. O festival, que acontecerá de 3 a 5 de junho, no Parque Evaldo Cruz, será uma oportunidade para os estudantes de toda a rede municipal de ensino se conectarem com a rica cultura da região, através de apresentações de quadrilhas inspiradas em diversos aspectos do Nordeste.
A edição deste ano traz uma proposta ainda mais envolvente, com 25 temáticas disponíveis, permitindo que as escolas escolham subtemas como “Algodão, o ouro branco”; “Culinária Junina”; “Frei Damião”; “Luiz Gonzaga, o Rei do Baião” e a “Literatura de Cordel”, entre outros. As apresentações serão organizadas por ordem de inscrição, garantindo uma diversidade rica de temas e enfoques sobre a cultura local.
As inscrições para participar são voluntárias e gratuitas, podendo ser realizadas até o dia 16 deste mês de abril por meio de um formulário digital. (https://docs.google.com/forms/d/1FCoTyKV9SHPKLFW5J71fNROro7OJA16unN7pGe0tm1s/edit). Podem se inscrever escolas com estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com Giseli Sampaio, coordenadora de Cultura da Seduc, o festival reflete a cultura já massificada e explorada dentro da sala de aula pelas unidades educacionais do município.
“O evento é um grande marco para Campina Grande, para a arte e a educação, já que celebra uma das mais importantes referências culturais que são as quadrilhas juninas no ambiente escolar. Os símbolos e toda a tradição contidos dentro deste ciclo são temáticas que estão sendo exploradas já pelas escolas participantes, o que fortalece ainda mais essa relação”, pontua Giseli.
Além de ser uma grande festa, o festival tem uma importante função educativa. Ele promove a integração dos alunos com as manifestações culturais locais e fortalece os laços entre as escolas e suas comunidades. A competição será marcada por muita animação, mas também por um espírito de colaboração, com troféus para os três primeiros colocados e medalhas para todos os participantes, reconhecendo o esforço e dedicação dos estudantes.
Durante o evento, um workshop de orientação para os marcadores das quadrilhas será oferecido pela Seduc, com o intuito de garantir apresentações de qualidade e conforme os critérios estabelecidos para a competição.
Com o II Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, a Prefeitura de Campina Grande reafirma seu compromisso com a educação e com a preservação das tradições culturais nordestinas, proporcionando aos estudantes uma experiência única de aprendizado, expressão artística e valorização da cultura local.
Codecom