Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada a 70ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Saulo Germano, e secretariada pelo vereador Rafafá. Ao todo, 14 parlamentares marcaram presença na sessão.
Homenagem no Pequeno Expediente
O vereador Severino da Prestação abriu os trabalhos no Pequeno Expediente homenageando o vigilante Antônio Oliveira dos Santos, que conseguiu impedir a ação criminosa de dois suspeitos que invadiram o seu local de trabalho, na Escola Estadual Antônio Oliveira, localizada no bairro de Santa Rosa, e tentaram roubar sua arma. O parlamentar destacou o ato de bravura e coragem do profissional e logo em seguida entregou uma Moção de Aplausos pela ação rápida e eficaz.
Grande Expediente
No Grande Expediente, o vereador Wellington Cobra fez cobranças aos órgãos municipais quanto à necessidade de melhorias de infraestrutura em bairros como Novo Bodocongó, Alto Branco e Portal Sudoeste. Segundo o parlamentar, as comunidades reivindicam ações de pavimentação, iluminação e limpeza de terrenos.
“De inverno a verão as pessoas sofrem com essa situação”, afirmou, referindo-se às ruas esburacadas, enlameadas no inverno e tomadas pela poeira no verão, principalmente no bairro Novo Bodocongó.
Sobre o Portal Sudoeste, Wellington Cobra destacou que já protocolou, na Casa de Félix Araújo, solicitação ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, para a construção de uma ponte e praças, a fim de beneficiar os moradores.
“Temos visitado todos os bairros de Campina Grande, buscando solucionar essas questões de interesse da população!”, ressaltou o vereador, acrescentando que falta planejamento prévio para enfrentar os problemas estruturais.
Outro ponto abordado pelo parlamentar foi o atraso de quatro meses no pagamento dos salários dos médicos que prestam serviços ao município. Ele pediu a intervenção da Secretaria de Saúde. “Que está questão possa ser solucionada o mais rápido possível!”, concluiu.
A vereadora Waléria Assunção reforçou o debate sobre infraestrutura urbana, relatando que já viveu em ruas sem pavimentação e compreende a dificuldade enfrentada pelos moradores.
“Eu mesma já morei em uma rua sem calçamento e sei o quanto difícil é! E sei o quanto revoltante é, quando chega o boleto do IPTU para pagar. Quando você sai no portão de sua casa e vê, no período da chuva, lama e no período do verão, poeira”, afirmou.
Ela também alertou sobre os desafios enfrentados por estudantes do Sítio Massapê, em Galante, que têm dificuldades para chegar à escola devido às estradas enlameadas, o que obriga os alunos a atravessarem a pé os trechos cobertos de lama.
Na mesma linha, o vereador Pimentel Filho destacou que não apenas o Sítio Massapê, mas também em localidades como: Sítio Brito e Sítio Santana, sofrem com os problemas causados pelas chuvas. Ele defendeu a necessidade de planejamento estratégico por parte da prefeitura.
“Os ônibus não podem trafegar porque o massapê não deixa. Isso vem acontecendo há mais de quatro anos! Não só em Galante, mas em São José da Mata. As estradas estão horríveis”, finalizou Pimentel.
Encerramento
Antes de encerrar os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Saulo Germano, convocou os parlamentares para uma reunião interna a ser realizada na próxima segunda-feira (25), destinada a tratar de demandas legislativas da Casa de Félix Araújo.
Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG