Um feito inédito na educação de Campina Grande ganhou destaque nesta terça-feira (22). Sete alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Sítio Estreito, zona rural da cidade, vão representar o Brasil na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Tóquio, no Japão, no início de agosto. A delegação será a única da Paraíba na competição e leva consigo o símbolo de uma gestão que vem investindo fortemente na base educacional do município.
Presente no evento que marcou o lançamento oficial da viagem, o prefeito Bruno Cunha Lima celebrou o momento como resultado direto do planejamento e dos investimentos realizados desde o início de sua gestão.
“Quando vemos sete crianças da zona rural indo representar o Brasil no Japão, saindo aqui do Sítio Estreito, isso não é acaso. Isso é fruto de decisão política, de priorização da educação pública, especialmente onde ela mais precisa funcionar”, declarou.
Desde 2021, a gestão municipal tem implementado políticas educacionais que fortalecem o desempenho dos alunos da rede pública. Entre elas, Bruno destacou o programa de reforço escolar, o projeto de alfabetização na idade certa e a ampliação das escolas bilíngues, que passaram de 6 para quase 30 unidades, muitas delas implantadas justamente nos distritos e comunidades rurais.
“A primeira fase de ampliação das escolas bilíngues foi justamente nas zonas rurais. Hoje estamos colhendo os frutos: esses alunos não só se destacaram em matemática como também estão preparados para se comunicar no Japão, graças ao inglês aprendido aqui”, reforçou o prefeito.
Durante o evento realizado na escola municipal , os alunos receberam os kits de viagem e foram oficialmente apresentados como parte da delegação brasileira, que terá 301 representantes de 26 escolas espalhadas pelo país.
Texto:Yago Bruno
Fotos: Leydson Jackson