Uma experiência imersiva para desenvolver habilidades e conectar pessoas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento para estudar o processo de criação de startups de hardware e software. Esse foi o objetivo do Bootcamp, metodologia que consiste na aplicação de treinamentos intensivos com foco nas soluções de problemas identificados no mercado, realizado nesta quinta-feira (26), na cidade de Sousa, no sertão do estado.
Desenvolvido pelo Sebrae/PB, Hub de Inovação Dino Valley e o Centro de Competência Embrapii em Hardware Inteligente para a Indústria (Virtus-CC), a maratona reuniu em um mesmo ambiente o público formado por estudantes, empreendedores e profissionais liberais interessados na discussão de ideias voltadas à inovação. No caso desta ação, os participantes receberam a missão de pensar soluções para os setores da agricultura e do turismo.
Com oito horas de duração, a programação envolveu o debate de temas como “Startups, hardware e software inteligente”; e “Explorando o desafio, ideação, modelagem e preparação de pitch”, entre outras ações que são direcionadas a modelagem de negócios e pitch.
Ao avaliar o desenvolvimento da maratona, a gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Sousa, Camila Nóbrega, enfatizou que o intuito da instituição é cada vez mais estimular o surgimento de ideias inovadoras e fomentar o processo de sustentabilidade no ambiente de negócios. “A combinação de tecnologia e criatividade nas propostas apresentadas é essencial para transformar o futuro da nossa região. Devemos seguir com determinação, mantendo uma visão aberta e orientada ao impacto positivo que cada solução pode gerar, tanto na vida das pessoas quanto no crescimento sustentável e inovador do nosso sertão”, destaca.
Um dos objetivos do Bootcamp é preparar os participantes para que eles possam adquirir novos conhecimentos e solucionar desafios a partir da aplicação de tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas e análise de dados para a geração de resultados.
Ao todo, seis equipes participaram do processo, sendo três delas premiadas pela criação de soluções. Dinoturismo e Desmatutando, ambas reconhecidas pela apresentação de ideias voltadas ao setor do turismo, e Evolutatech que contemplou o desenvolvimento de atividades na agricultura. As demais equipes são: Acessaurus; Sertão Turismo e Rumo ao Novo.
Além do incentivo ao conhecimento, o Bootcamp cumpriu com a missão social de arrecadação de ração para os cachorros que são atendidos pelo projeto “Meu IF é o bicho”, pertencente ao campus do IFPB em Sousa. A doação foi feita de forma voluntária e o público não pagou nenhum valor para participar da programação.
Fonte:Ascom
Divulgação de imagens: Sebrae/PB