A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (19), sessão itinerante na cidade de Campina Grande. A iniciativa faz parte do projeto “Assembleia Itinerante”, que tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo dos cidadãos paraibanos, ampliando o diálogo e a participação popular nas decisões políticas.
A sessão aconetecu na Câmara de Vereadores da cidade. O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destacou que é dever do Legislativo paraibano estar presente em todas as regiões do estado, ouvindo a população e conhecendo suas demandas para que, através da elaboração de projetos, possam ser criadas leis e elaboradas políticas públicas que possam melhorar a vida de cada paraibano.
“O objetivo principal é aproximar o Poder Legislativo da população paraibana, buscando sempre aprimorar a representação de cada região, bem como do estado da Paraíba como um todo, através do entendimento e da compreensão das suas particularidades”, ressaltou Galdino.
Para o deputado Tovar Correia Lima, nascido em Campina Grande, levar o Poder Legislativo a todo o estado, além de aproximar a Casa ao povo, prestigia os parlamentares em suas regiões. “Essa é uma ação que faz a Assembleia ficar mais perto das pessoas, sobretudo daquelas que vivem em cidades mais distantes. É um momento de diálogo, de debates e de aprovação de projetos, priorizando as pautas regionais”, ressaltou.
O deputado Manoel Ludgerio parabenizou a iniciativa do presidente Adriano Galdino. “Receber a Assembleia na nossa querida Campina Grande é uma alegria enorme. Foi aqui que iniciei minha trajetória política, onde fui vereador e presidente desta Casa. Essa iniciativa do presidente Adriano de interiorizar a Assembleia fortalece o debate, porque a população participa, sugere e acompanha a atuação dos deputados. Em uma região que reúne quase um milhão de habitantes, ouvir as reivindicações da nossa gente é um gesto de valorização e respeito”, disse.
Também residente em Campina Grande, o deputado Sargento Neto destacou o privilégio em apreciar projetos, durante a sessão itinerante, que vão beneficiar o seu município. “Tive 75% da minha votação aqui e tenho o dever de dar respostas à cidade. Essas sessões são fundamentais, porque permitem que a sociedade acompanhe seus deputados e apresente suas demandas. É um gesto de compromisso e de respeito a quem depositou o voto de confiança aos seus representantes”, afirmou.
O deputado Félix Araújo e Inácio Falcão, ambos campinenses, afirmaram que a melhor forma de elaborar uma legislação mais democrática é ouvindo as necessidades de cada região.
Projetos aprovados
Os parlamentares aprovaram o Projeto de 4.659/2025, de autoria do presidente Adriano Galdino, que institui diretrizes para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pontos turísticos, estabelecimentos de hospedagem e similares, e cria o Selo de Certificação de Turismo Inclusivo no Estado.
O deputado Adriano explicou que o projeto estabelece normas de acessibilidade e inclusão para pessoas com TEA e cria o Selo de Certificação com o objetivo de promover o turismo acessível e humanizado. Os estabelecimentos abrangidos pela projeto deverão garantir às pessoa com TEA recursos de inclusão como material informativo acessível (roteiros sociais, mapas visuais e explicativos), disponíveis em site, banheiro familiar ou adaptado, para uso acompanhado por responsável, além de placas de atendimento prioritário e identificação visível dos colaboradores que possam auxiliar pessoas com TEA.
O selo será emitido por órgão indicado pelo Poder Executivo, após verificação técnica e documental.
Por unanimidade, os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 2.961/2021, que concede a Campina Grande o Título de Capital Paraibana de Corridas de Rua. Autor da matéria, o deputado Tovar Correia Lima afirmou que o número de adeptos da corrida de rua vem crescendo em todo o país e, em Campina Grande, essa prática tem sido constante, fazendo com que ocorram anualmente na cidade várias edições de sucesso de corridas de rua, organizadas pelo poder público e também pela iniciativa privada, atraindo milhares de pessoas de vários lugares do Brasil.
De autoria do deputado Inácio Falcão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 3.716/2025, que institui a política estadual de prevenção de acidentes e segurança dos motociclistas. O projeto tem o objetivo de promover melhores condições de trabalho, reduzir os índices de acidentes e garantir a segurança dos profissionais que exercem essa atividade, em especial os que atuam por meio de aplicativos de transporte.
Ascom/ALPB