Durante todo o mês de agosto a Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, realizou vários eventos sobre a conscientização do combate à violência contra a mulher. O movimento acompanhou a campanha nacional que celebrou os 19 anos da lei Maria da Penha, com programação encerrada no domingo, 31 de agosto.
Entre as principais ações do mês, uma chamou atenção e despertou o interesse de centenas de mulheres: o Lançamento do projeto Emprega Elas. Trata-se da destinação de uma cota de 15% das vagas de emprego, ofertadas pelo Sine Municipal, exclusivamente para as mulheres vítimas de violência que são acompanhadas pelos equipamentos da Coordenadoria Municipal de Políticas Para Mulheres.
O Emprega Elas tem como parceiras sociais as empresas AeC e Orbital e, conforme a Coordenadoria da Mulher, o projeto tem como objetivo garantir a oportunidade, dignidade e autonomia para essas mulheres.
O projeto ‘Emprega Elas’ foi efetivado com a assinatura de um termo de acordo entre as autoridades envolvidas: o vice- prefeito de Campina Grande, Alcindor Villarim; a responsável pela Coordenadoria da Mulher, advogada Talita Lucena; representantes das empresas e a primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que é a madrinha do projeto de empregabilidade.
Trote Agosto Lilás
O evento ‘Trote Agosto Lilás,’ realizado em parceria com a comunidade Viver Mulher, foi outra ação de destaque e reuniu cerca de 100 mulheres no Parque da Criança. Elas participaram de diversas atividades, a exemplo de cuidados com a saúde, aferição da pressão arterial, aplicação de vacinas, lazer, massagem corporal, distribuição de panfletos e a divulgação de informação sobre como prevenir e combater os vários tipos de violência contra mulher.
A oferta e ampliação de serviços jurídicos também ganhou visibilidade no mês de agosto. A Coordenadoria da Mulher firmou parceria com a Universidade Integrada de Patos (Unifip), Campus de Campina Grande, para ampliar a atuação dos serviços e oferecer, de forma gratuita, serviços jurídicos voltados às mulheres em situação de violência ou outra vulnerabilidade social.
O termo de colaboração técnica vai permitir que as mulheres, usuárias do serviço do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher (equipamento da Coordenadoria da Mulher) sejam encaminhadas ao setor jurídico do curso de Direito da Universidade. No local, elas terão acesso à representação jurídica gratuita em ações de Direito de Família (divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, entre outras demandas da área) e também Direito do Consumidor.
Ainda durante o mês de agosto, a advogada Talita Lucena foi eleita delegada nacional para representar Campina Grande na 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro deste ano. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais.
Também foram destaques no Agosto Lilás
-Palestras de conscientização;
-Rodas de conversa;
-Distribuição de materiais educativos;
-Ocupação de mídia televisiva, radiofônica e redes sociais;
-Campanha educativa no Instragram @coordenadoriadamulhercg;
-Reforço do manual didático sobre violência de gênero nas redes sociais.
A advogada Talita Lucena reforçou que os trabalhos foram ampliados para fortalecer ainda mais a rede de proteção. Mas, destacou que os esforços continuam para reduzir todas as formas de violência contra a mulher. “Nossa luta não se limita ao calendário. Ela é contínua e coletiva, por isso, exige compromisso. ‘Agosto Lilás’ se encerra, mas nossa missão segue cada vez mais forte. Nossos braços estão abertos para acolher”, ressaltou Talita Lucena.
Codecom