Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve neste final de semana em Campina Grande para avaliar a viabilidade técnica para a construção da barragem do Covão, que fica localizada na área Norte, próximo ao bairro das Nações. A comitiva, composta pelo Técnico Analista Alexandre Pitombo, e Marcos Cardoso, diretor de obras hídricas do MIDR, foi acompanhada pelo Secretário de Agricultura Kleyber Nóbrega e pelo Secretário de Obras Joab Machado.
A comitiva visitou o local onde possivelmente será construído o açude, bem como o local de barramento, sangradouro e outros pontos que fazem parte do Projeto. A inspeção também contou com a supervisão dos engenheiros Gladstone Araújo e Alcides Ferreira Machado Filho, da Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel). A empresa foi responsável pela atualização dos estudos topográficos e técnicos para a construção do açude, desde seu planejamento estrutural, até a medição da capacidade do manancial.
Coube aos secretários Kleyber Nóbrega (SEAGRI) e Joab Machado (SECOB) apresentar à comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a importância da construção do referido açude, sob os aspectos de segurança hídrica, social, econômica e até de lazer. O Açude do Covão faz parte de um grande planejamento hídrico, que é o projeto Multilagos, bem como tem a missão de evitar alagamentos na região do Rosa Mística e do Ponto de Cem Réis, além do bairro das Nações e do Vale do Jatobá.
Outro ponto crucial, defendido pelos secretários, foi a possibilidade de revitalização do Açude Velho, através da renovação da água por meio do Riacho das Piabas. A barragem terá uma área alagável de 25 hectares e capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de metros cúbicos de água. Segundo o Secretário de Agricultura de Campina Grande, Kleyber Nóbrega, o açude do Covão também beneficiará e estimulará através das ações da SEAGRI o desenvolvimento econômico e social da região, através da piscicultura e hortifruticultura.
“Estamos todos empenhados, junto ao prefeito Bruno Cunha Lima, para que o açude do Covão, se torne realidade, pois todos os preparativos técnicos, legislativos e ambientais, estão sendo viabilizados, bem como, uma emenda federal, destinada pelo Senador Efraim Morais (União Brasil), está sendo viabilizada para execução da obra, destacou Kleyber Nóbrega.
Codecom