Desde o último mês de fevereiro equipes da Prefeitura de Campina Grande, com o apoio de membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude, se reúnem para discutir detalhes da Ação Intersetorial 2025, que neste ano estará na 10ª Edição e atua no combate às violações contra crianças e adolescentes durante O Maior São João do Mundo (contra o abuso e a exploração sexual; trabalho infantil, e a mendicância, entre outras).
Pela Prefeitura de Campina Grande participaram profissionais da Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretarias de Educação (Seduc), Saúde, Cultura (Secult) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
De acordo com Paulineto Sarmento, coordenador geral da Ação Intersetorial, estão sendo discutidas as estratégias de trabalho deste ano, baseadas nos resultados do ano passado, quando foram realizadas 550 abordagens no Parque do Povo, durante as festas d’O Maior São João do Mundo.
“A cada ano aumenta o número de famílias que frequentam o local. E esse aumento também pode resultar em mais crianças e adolescentes presentes na festa e que precisam estar protegidos. O nosso papel é, exatamente, preparar estratégias de atuação para que nenhuma delas fique exposta a qualquer tipo de violação, durante os festejos”, disse Paulineto Sarmento.
Ainda segundo Sarmento, a ideia é que as equipes participem das capacitações para que possam realizar um trabalho mais tranquilo e com cautela. Importante lembrar para a população que o trabalho da Ação Intersetorial não deve estar associado a uma punição. A meta é assegurar que, em todo o período da festa junina, considerando as áreas do Parque do Povo e distritos de Campina Grande, esse público esteja sempre protegido.
Edição 2025
Neste ano, em mais uma edição, a campanha administrada pela Semas, através do Comitê Gestor que envolve as várias Secretarias, também contará com o ‘Espaço de Proteção da Criança e Adolescente’. Esse espaço foi implantado no ano passado e funcionou no Centro da Jovem, no Parque do Povo, e em uma escola municipal no distrito de Galante.
Em 2024 o ambiente lúdico demonstrou, na prática, o êxito da evolução da Ação Intersetorial em acolher crianças e adolescentes que precisam ser assistidos em situação de vulnerabilidade enquanto a festa é realizada. Isso ocorre para que, dependendo do caso verificado, a criança e/ou adolescente seja entregue com segurança aos pais ou responsáveis.
“Para isso estamos atentos a todos os detalhes, para que crianças e adolescentes aproveitem a festa, pois precisam ter acesso a cultura, mas de forma segura e saudável. E, em mais uma edição, temos a certeza que a Prefeitura de Campina Grande, através da Semas e demais secretarias e órgãos parceiros, terá uma ação de sucesso para comemorar a 10ª edição dessa atividade no Parque do Povo”, ressaltou o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom