O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em parceria com a Gerência de Serviços Especializados da Secretaria de Saúde do município de Campina Grande, realizou na manhã desta quarta-feira (9) a 1ª edição do Abril Verde Cultural. O evento, que marca uma iniciativa inédita, ocorreu no Teatro do Sesc, em Campina Grande, e utilizou a arte e a poesia como instrumentos para promover a conscientização sobre a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
A programação do 1º Abril Verde Cultural incluiu uma homenagem ao poeta Jessier Quirino e contou com a participação da poetisa paraibana Anne Karolynne, autora do cordel “Abril Verde: Conhecer para Prevenir”. Também se apresentaram os renomados poetas Ivanildo Vila Nova, Severino Feitosa e Iponax Vila Nova. O Grupo de Teatro “Justiça em Palco”, formado por servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT13), também encantou o público com uma encenação voltada à temática trabalhista.
Segundo Ana Carla Souto Maior, gerente de Serviços Especializados de Saúde do Trabalhador do Município, o evento traz uma abordagem inovadora para discutir um tema essencial:
“O abril é um mês que a gente trabalha a saúde e segurança do trabalho. Esse ano nós estamos fazendo a primeira edição do Abril Verde Cultural, que é uma forma inovadora de trazer a cultura pra discutir essa temática que é tão importante pra toda a sociedade, que pode atingir toda a sociedade, não usando tanto a parte técnica, e sim a linguagem popular”, explicou.
O momento também foi marcado por relatos de vida. Nilson Medeiros, de 38 anos, vítima de um acidente de trabalho há seis anos, compartilhou sua experiência pessoal com os participantes:
“Eu sofri um acidente de trabalho aos 32 anos, e o Abril Verde é pra que as pessoas tenham um pouco de conscientização sobre a prevenção de um acidente de trabalho. Hoje eu estive aqui pra compartilhar minhas experiências, e destacar a importância da resiliência e cuidado”, declarou.
A campanha Abril Verde 2025, de caráter nacional, tem como tema “Futuro sustentável no trabalho e no clima”. Neste ano, o foco está na forma como as mudanças climáticas afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores, além da urgência em adaptar as rotinas laborais para proteger os profissionais frente aos novos desafios ambientais.
O procurador do Trabalho Marcos Almeida, representante do MPT-PB, destacou a relevância da campanha e os alarmantes índices de acidentes de trabalho no Brasil:
“Como membro do MPT, eu fico muito satisfeito com a parceria feita com a Secretaria de Saúde e outros órgãos públicos e entidades privadas, que se traduz nesse mês. É preciso ter em conta o quadro altamente preocupante de doenças e acidentes de trabalho, que faz com que 8 trabalhadores morram por dia em virtude do seu trabalho, e enfrenta a estatística de um acidente de trabalho a cada 50 segundos no Brasil. A Paraíba também enfrenta essa triste realidade, e é por isso que nos unimos para conscientizar toda a sociedade”, salientou.
O Abril Verde Cultural se consolida, assim, como uma nova forma de sensibilizar a população por meio da arte e da cultura popular, reforçando a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Codecom