A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando o programa “Libras na Saúde”. O programa representa um marco na inclusão e acessibilidade dos serviços públicos de saúde para a comunidade surda.
Em conformidade com a Lei 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação, a iniciativa capacita profissionais da área da saúde para atender pessoas que necessitam dessa linguagem, promovendo um atendimento mais humanizado e inclusivo.
A capacitação tem duração de quatro meses e já passou por importantes equipamentos de saúde da cidade, incluindo o Cemais, Hospital de Amor, Isea e diversas Unidades Básicas de Saúde. A amplitude do programa demonstra o compromisso da administração municipal em eliminar as barreiras de comunicação que muitas vezes dificultam o acesso da comunidade surda aos serviços essenciais de saúde.
Um dos grandes avanços de 2025 foi a criação da Cartilha “Libras na Saúde”, material que proporcionará um acesso mais fácil e direto aos profissionais, servindo como ferramenta de apoio permanente para o atendimento ao público. Esta cartilha representa um recurso prático e acessível que complementa a formação presencial, permitindo que os profissionais consultem no dia a dia.
Para o médico Mauro Castro da UBS – Novo Horizonte, o curso foi fundamental para a sua prática na rotina da unidade: “O curso foi uma verdadeira abertura de caminhos para mim, antes eu tinha uma grande limitação com os meus pacientes que necessitavam desse tipo de comunicação, hoje, tenho bem mais facilidade com os nossos usuários”, destaca.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, que preconiza a universalidade e integralidade do atendimento, garantindo que todas as pessoas, independentemente das suas condições comunicacionais, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. O programa representa um passo fundamental na construção de uma rede de saúde inclusiva e acessível para todos os cidadãos.
Codecom