A Prefeitura de Campina Grande está mobilizando uma ampla estrutura de serviços públicos para assegurar que O Maior São João do Mundo 2025 ocorra com segurança, organização e acolhimento. A 42ª edição do evento acontecerá de 30 de maio a 6 de julho, totalizando 38 dias de festa na cidade, incluindo o Parque do Povo, Parque Evaldo Cruz, Vila do Artesão e os distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.
Com ações já consolidadas e novidades para este ano, os serviços que estão planejados para o período envolvem diversas secretarias municipais, que atuarão de forma integrada para melhor atender os campinenses e visitantes. Confira os principais serviços oferecidos pela Prefeitura durante O Maior São João do Mundo:
Saúde
– Postos médicos: 20 leitos no Parque do Povo e 15 em Galante.
– Equipes volantes: Três equipes por noite no Parque do Povo.
– SAMU: Prontidão para salvamento de urgência.
– Ambulâncias: Disponíveis em todos os eventos.
– CIEVS: Centro de Informações Estratégicas em Saúde.
– Vigilância Sanitária (Gevisa): Fiscalização de condições sanitárias.
– Centro Municipal de Infectologia: Prevenção de ISTs.
– Cerest: Atenção à saúde do trabalhador.
– Retaguarda hospitalar de internação: Hospitais Municipais Pedro I, Dr. Edgley e Hospital da Criança e do Adolescente.
– UPAs: Unidades de Pronto Atendimento em funcionamento e também como retaguarda de internação.
– Imunização: Vacinação disponível nos espaços da festa.
Trânsito e Mobilidade Urbana (STTP)
– Cadastro de moradores: Registro de veículos de residentes no entorno do Parque do Povo.
– Interdições de vias: Fechamento de ruas para a realização de eventos.
– Fiscalização: Atuação de agentes em casos de estacionamento irregular.
– Escolta: Serviço de acompanhamento de autoridades e artistas para um deslocamento mais rápido e organizado.
– Organização do trânsito: Gestão do tráfego nas proximidades do Parque do Povo.
– Tarifa Zero: Transporte público gratuito no primeiro sábado de junho e julho.
Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma)
– Limpeza contínua no Parque do Povo, Parque Evaldo Cruz, áreas externas e distritos.
– Fiscalização da atuação de vendedores ambulantes no Parque do Povo e Parque Evaldo Cruz.
– Manutenção e conservação das estruturas do Parque do Povo e Parque Evaldo Cruz.
– Coleta seletiva de resíduos recicláveis no Parque do Povo.
Coordenadoria da Mulher
– Campanha “Forró Sim, Assédio Não”: Ações de conscientização e combate ao assédio durante o evento.
Desenvolvimento Econômico
– Central de Atendimento ao Turista: quartas, sextas, sábados e domingos, das 18h às 22h – disponibilizando aos turistas informações da festa, como horários, programação, localizações chaves no Parque do Povo, tipos de serviços de saúde, telefones úteis, programação extra parque do povo e muito mais.
– São João Acolhedor – Central de Atendimento ao Turista: terças e quintas, das 19h às 21h – projeto lançado a partir de uma parceria entre a Prefeitura, a APAE e o grupo Redepharma, proporcionando aos estudantes da APAE a experiência de trabalhar no Maior São João do Mundo, atuando no Central de Atendimento ao Turista no Parque do Povo.
Secretaria de Agricultura (Seagri)
– Recuperação de estradas: Manutenção das vias de acesso aos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.
Educação (Seduc)
– Visita ao Sítio São João (31 de maio, 13h às 17h): Participação de 1.200 alunos de diferentes escolas em atividades educativas e apresentações culturais.
– Trilha pedagógica no Parque do Povo (2 a 6 de junho, 8h30 às 10h): 175 estudantes visitarão o Parque do Povo e a cidade cenográfica para aprender mais sobre a cultura local.
– Noite do Cuscuz da EJA (3 a 12 de junho): 29 escolas com Educação de Jovens e Adultos celebram tradições juninas, com estudos sobre o milho, comidas típicas e danças; melhores receitas serão compiladas em um e-book.
– Festival de Quadrilhas Juninas Escolares (4 a 6 de junho): Apresentações de 15 escolas (Infantis, fundamentais e EJA) no Quadrilhódromo do Parque Evaldo Cruz.
– Quadrilhão (10 de junho): 2 mil crianças participarão do Quadrilhão para bater mais um recorde de maior quadrilha junina do mundo.
– Semana do Meio Ambiente (primeira semana de junho): Vasta programação, com encerramento no Parque da Criança, onde várias escolas apresentarão estudos e experimentos à população, como uma feira de ciências ao ar livre.
Assistência Social (Semas)
– Ação Intersetorial 2025: 130 profissionais atuarão no combate ao trabalho infantil, abuso, exploração sexual e outras violações de direitos de crianças e adolescentes no Parque do Povo e em Galante.
– Espaço de Acolhimento: Atendimento a crianças e adolescentes encontradas em situação de vulnerabilidade no Parque do Povo e em Galante, para que sejam acompanhas pelas equipes e devolvidas aos pais ou responsáveis.
– Camarote PCD: Espaço inclusivo no Parque do Povo e, pela primeira vez, em Galante.
– Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI): Participação de idosos no Maior Quadrilhão do Mundo.
– Serviço de Achados e Perdidos: Quiosque no Parque do Povo para devolução de documentos e objetos perdidos.
Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal atuará com efetivos de acordo com a demanda do dia. No Parque do Povo, os agentes estarão reforçando a segurança na Cidade Cenográfica, no setor de barracas, na barraca do projeto “Forró Sim, Assédio Não”, Pirâmide, Posto Médico, Terminal de Integração, Parada Delas e Quadrilhódromo, além de dar apoio ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Estão previstos: 34 agentes às quartas-feiras; 40 agentes às quintas, sextas, sábados, domingos e feriados.
O efetivo da Guarda Municipal também estará atuando na Vila do Artesão, de quinta a domingo, e nos distritos de Galante, Catolé de Boa Vista e São José da Mata, sempre que houver programação.
Com essa estrutura completa e abrangente, a Prefeitura de Campina Grande reafirma seu compromisso em proporcionar uma festa segura, inclusiva e organizada para todos os participantes d’O Maior São João do Mundo 2025.
Codecom
Foto: Augusto Arruda/Arte Produções