No último sábado, 10 de maio, equipes da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, realizaram Pit Stop durante a realização da 7ª Edição da _Corrida do Bem_. O objetivo era divulgar o _Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes_, que será oficialmente celebrado no dia 18 de maio.
Na ocasião, atletas e público em geral receberam materiais de divulgação: lixocar, abanadores, literatura de cordel, adesivos e kits com revistas, contendo informações sobre os vários tipos de violações contra crianças e adolescentes.
A iniciativa do último sábado teve como meta conscientizar o público em geral e multiplicar as informações sobre a campanha. A ação também faz parte de uma programação, realizada pela Semas e outras secretarias municipais, que será mantida até o lançamento oficial da campanha, na segunda quinzena deste mês.
Além de coordenações e diretorias dos serviços, o Pit Stop contou com a presença de 80 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e também ligadas aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e do programa Criança Feliz. As crianças participaram de uma simulação de corrida no local e ainda se divertiram no pula pula, na cama elástica e receberam pipoca e algodão doce.
Entre as crianças estava Júlia Isabel, 9 anos, atendida pelo SCFV em Galante. Ao lado da mãe, Isabel Cristina. A menina participou do evento pela primeira vez. “Gostei de sentir o prazer de correr um pouco aqui na pista e ver de perto tantos atletas participando da Corrida do Bem. Ao mesmo tempo, entender melhor sobre os cuidados com crianças e adolescentes”, disse Júlia Isabel.
O primo de Júlia Isabel, Nicolas Benjamin, 8 anos, também do SCFV, participou das atividades. “Eu adoro correr e um dia quero ser atleta profissional. Quero ser maratonista. Muito bom estar aqui”, disse o garoto.
“Resolvemos fazer uma ação diferente neste ano, especialmente trazendo dezenas de crianças para que elas possam entender ainda mais a importância do esporte na vida delas. Dessa forma estamos incentivando que todas estejam na escola, participem de atividades esportivas e sejam protagonistas de sua própria história, especialmente por estar em um evento grandioso como a Corrida do Bem, que este ano envolve cerca de 4 mil atletas”, disse o coordenador do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDDCA), Paulineto Sarmento.
Após participarem da Corrida do Bem, o prefeito Bruno Cunha Lima e o senador Veneziano Vital do Rêgo, visitaram o estande da ação e enalteceram a iniciativa do Pit Stop e o trabalho das equipes.
“Sempre importante uma iniciativa que propaga as ações da Assistência Social do Município, como a campanha 18 de Maio e a 10ª Ação da Ação Intersetorial, durante o Maior São João do Mundo. Neste ano estamos disponibilizando 130 servidores da Semas e da Saúde, divididos entre Parque do Povo e Distritos, além da logística de divulgação, entre outros, para garantir a viabilidade dos trabalhos”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.
“Estão de parabéns todas as secretarias envolvidas e contem conosco sempre. Em Brasília sou integrante da Comissão de Assistência Social, na qual essa temática é bastante abordada e temos que avançar ainda mais, de mãos dadas, para proteger as nossas crianças e adolescentes contra esse mal que, infelizmente, se alastra no Brasil e no mundo”, ressaltou o senador Veneziano Vital do Rêgo.
Codecom