Nos 100 primeiros dias do segundo mandato do prefeito Bruno Cunha Lima, a Saúde de Campina Grande somou diversos avanços em áreas importantes. Um dos principais marcos foi a renovação total da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que recebeu 10 novos veículos completamente equipados. Há mais de 10 anos a frota não era totalmente renovada.
Na área da Saúde da Mulher, o Hospital de Amor intensificou os procedimentos realizados e descentralizou a assistência com a Unidade Móvel, que levou mamografias, exames citológicos e inserção de DIU aos distritos de São José da Mata, Galante, Catolé de Boa Vista e ao Conjunto Habitacional Aluízio Campos.
Outra conquista foi a Sala Lilás da Policlínica Francisco Pinto – equipamento voltado para o acolhimento e a assistência em saúde às mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.
O Centro Materno-Infantil de Atenção Integral à Saúde ampliou as especialidades ofertadas e já conta com 35 ambulatórios, não somente para as mulheres, mas também para as crianças. A ampliação de médicos especialistas também se deu nos hospitais Pedro I, Dr. Edgley, da Criança e do Adolescente e nas Policlínicas.
No Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), um pasteurizador digital e uma máquina de resfriamento de leite foram adquiridos para o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro (BLH-CG). A gestão também deu início a novas reformas na maternidade.
Na Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde retomou o programa de distribuição de próteses dentárias e contemplou 120 pessoas nestes primeiros 100 dias de governo. Na Saúde Animal, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou uma operação de resgate de animais de grande porte das ruas. O CCZ aplicou a chipagem em 30 animais.
As equipes multidisciplinares (eMulti) se consolidaram neste período como um novo modelo de assistência na Atenção Primária à Saúde e já contam com 10 grupos de profissionais atuando na cidade. E na estruturação predial da Atenção Básica, três unidades entraram em reforma: UBS Tambor II, UBS Adriana Bezerra e UBS Raiff Ramalho.
“Os resultados estão aparecendo em todas as frentes, da Atenção Básica à Alta Complexidade. No ano passado já havíamos ampliado a Atenção Primária à Saúde para 100% da população e aumentamos em mais de 50% o número de procedimentos realizados na APS. E vamos avançar ainda mais com os projetos que temos em execução”, disse o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.
Fonte:Codecom