A ExpoSumé foi aberta oficialmente no último sábado (29) e contou com a presença de muitas autoridades e grande público que vieram conferir de perto o sucesso da feira que destaca a força econômica da caprinovinocultura do Cariri paraibano. O evento que abriu o calendário de exposições no Estado da Paraíba ofereceu este ano R$ 50 mil em premiações aos criadores participantes e promoveu três dias de festas com bandas de forró, festival de violeiros, cavalgada, podcast, cursos técnicos, palestras, exposição de produtos e julgamento de animais. A feira contou com 53 expositores, sendo 32 do município de 21 de outras cidades.
No sábado (29), pela manhã, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve no Parque de Exposições, ao lado do prefeito Manezinho Lourenço, vereadores e prefeitos da região participando do evento. Ele destacou a importância do evento. “É um momento fundamental para impulsionar a atividade e gerar impactos que vão além dos três dias de exposição”, avaliou. Ribeiro também ressaltou a parceria entre a Prefeitura de Sumé e o Governo do Estado na realização do evento. “Esses eventos só são possíveis graças a essa colaboração”, afirmou.
Ainda no sábado à noite (29), durante a abertura, outras lideranças compareceram: o senador Efraim Morais, o senador Veneziano Vital, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Joaquim Hugo, o secretário estadual de Esportes, Lindolfo Pires, os deputados estaduais, Romualdo Quirino e George Morais, o superintendente do sistema Faep/Senar, Sérgio Gouveia Martins, o diretor presidente da Faep/Senar, Mário Pereira Borba, o presidente da Apacco, Júnior Nóbrega, o representante do Sebrae, João Bosco da Silva, o prefeito da Prata e presidente do Cisco, Genivaldo Tembório, o coordenador do Cisco Agro, Ricardo Morato, a prefeita do Congo, Flavia Quirino, além de vereadores, secretários municipais e equipe de assessores da Prefeitura de Sumé.
O presidente da Apacco, Júnior Nóbrega falou da expectativa para o evento este ano. “Falar da ExpoSumé é falar de uma feira que já vem crescendo, esse ano com certeza vai superar o número de negócios, a gente fica muito feliz quando vemos o agronegócio crescendo e sendo impulsionado”, disse Júnior – que ainda lembrou sobre o programa de melhoramento genético que vem sendo realizado junto aos produtores locais há sete meses – “Hoje nós temos quase 500 animais nascidos deste programa de melhoramento genético” que tem o acompanhamento do Cisco Agro”, declarou.
O deputado estadual, Romualdo Quirino parabenizou o prefeito Manezinho pelo grande vento realizado com 90 dias de governo. “Você está fazendo Manezinho uma festa belíssima, muito representativa, que aqui se tem a maior feira de caprinos e ovinos do Estado, participando dela os municípios da região e de uma parte do Pernambuco”, disse.
O presidente do Cisco Agro, Genivaldo Tembório, falou das experiencias que exitosas que os produtores vem adquirindo com o Consórcio. “A gente tem sempre essa parceria com os municípios, estamos com 29 municípios certificando as pequenas agroindústrias. Eles agora vão poder comercializar seus produtos em todo o território diante dessas cidades. Parabenizo também o prefeito Manezinho por este grande evento”, declarou Genivaldo.
O secretário estadual da Sedap também discursou sobre o evento em Sumé. “Nós começamos hoje o maior circuito de eventos de exposição do País, com a realização de 50 feiras, em parceria com Apacco e outras entidades. É uma alegria estar de volta a Sumé. Vamos saudar os expositores, produtores, os tratadores e aproveitar a festa. Parabéns prefeito Manezinho, que num curto espaço de tempo está realizando este evento”, finalizou o secretário de Estado, Joaquim Hugo.
Para finalizar a solenidade de abertura, o prefeito Manezinho agradeceu à toda a sua equipe que vinha se dedicando para que a exposição acontecesse, agradeceu também às instituições parceiras e aos parceiros presentes, com destaque para o senador Efraim Filho que destinou três importantes equipamentos para o município já em seu mandato.
Assinatura do Termo de Cooperação – Durante o dia de sábado (29), o prefeito assinou o termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) durante a exposição, para a oferta de cursos técnicos em Zootecnia neste ano de 2025 e curso técnico em Agronegócio para 2026 no município de Sumé.
Estiveram presentes na assinatura, o vice-governador, Lucas Ribeiro, o presidente do sistema Faep/Senas, Dr, Mário Pereira Borba, o superintendente do Senar, Sérgio Gouveia Martins, o presidente da Apacco, Júnior Nóbrega, e a prefeita de Monteiro, Ana Paula.
Ascom PMS