Os sete estudantes da Rede Municipal de Campina Grande que participarão da Olimpíada Internacional de Matemática e os demais integrantes da delegação municipal desembarcaram no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, por volta das 21h no horário local (9h no horário de Brasília), após dois dias de viagem com duas conexões. A chegada da delegação municipal ao Japão, país onde será realizada a Asian International Mathematical Olympiad (AIMO), uma das mais importantes competições internacionais de matemática, foi tranquila.
A agenda oficial da olimpíada tem início no dia 2 de agosto e segue até o dia 6, reunindo estudantes de diversos países em provas, exposições de projetos e palestras. A delegação de Campina Grande é a única representante da Paraíba na edição de 2025 da competição.
Segundo a gerente de Projetos da Secretaria de Educação, Fabíola Gaudêncio, a viagem transcorreu tranquilamente e os estudantes já demonstram grande expectativa para a prova.
“A viagem foi tranquila, todos descansaram bem e chegaram animados. As crianças vieram muito preparadas, com foco total na olimpíada, e têm praticado o inglês o tempo inteiro, conversando com passageiros e interagindo com o público. Isso demonstra o impacto das nossas escolas bilíngues e da preparação voltada ao inglês instrumental. Chegamos com antecedência para garantir a adaptação ao fuso horário e eles estão se ajustando bem. As expectativas são muito positivas diante do esforço e dedicação demonstrados durante toda a preparação”, declarou Fabíola
“Está tudo bem com os estudantes e professores que já estão no Japão”, informou o diretor da Rede POC, Ozimar Pereira. Sobre o alerta de Tsunami para o Japão, a equipe da Rede POC, informou que o local do evento não está em alerta, mas especificamente o norte e sul da cidade de Tóquio estão no nível amarelo, ou seja, é um nível de alerta que indica atenção e monitoramento, mas sem urgência ou necessidade de evacuação de área.
A Rede POC, agência de intercâmbio científico cuja missão é promover a melhoria da qualidade da Educação através do intercâmbio educacional, informou ainda que todas as atividades e cronogramas do trânsito na cidade Tóquio estão sendo mantidos normalmente.
A estudante Laura Rodrigues comentou sobre a experiência da viagem e a expectativa para os próximos dias. “Foram duas conexões e a gente está muito cansado, mas também muito animado. Viemos para fazer a prova e ganhar. E depois também vamos conhecer muitos lugares legais”, afirmou.
Codecom