Inaugurada no dia 08 de junho de 2024, a estrada PB-148 denominada Paulo Romero Medeiros, liga os municípios do Cariri paraibano: São José dos Cordeiros, Livramento a divisa do Estado de Pernambuco. Mas, essa, importante obra de infraestrutura e desenvolvimento econômico vêm sofrendo vandalismo em sua estrutura de sinalização.
O nosso blog está registrando e denunciando atos criminosos contra esse patrimônio público. Recebemos informações do roubo de placas no trecho entre São José dos Cordeiros a Livramento.
Apuramos e verificamos in loco os danos causados a sinalização de segurança da via, identificamos locais de placas de sinalização Vertical roubas, em outros casos só restou o buraco onde ficava a placa.
Confira imagens do trecho Livramento a Divisa do PE:
Também, foram registrados por técnicos que trabalharam na construção da estrada o roubo de cinco placas, no trecho: São José dos Cordeiros a Livramento.
Punição para os criminosos
Ainda apuramos que em média cada placa furtada ou depredada, custa aos cofres públicos o valor de 250,00 reais, considerando além da mesma, a reposição de tubos ou madeira, hastes de aço e concreto.
Atenção! Não levamos em consideração o tempo e a mão de obra, os quais poderiam ser utilizados em outros serviços, a exemplo: revitalização e implantação de sinalização em outras vias.
A lei assegura que: “furtar, amassar, pichar ou arrancar placas de trânsito é crime contra o patrimônio público, conforme o Artigo 163 do Código Penal, inclusive com pena de seis meses a três anos e multa”.
Reforçamos, que os roubos causam risco de morte e prejudicam a mobilidade no trânsito seguro para todos. Ou seja, estão colocando em perigo a segurança dos usuários dessa estrada.
Estamos vigilantes!
Por: Marcos Lima
Fonte:marcoslimapb.com.br